• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
In noticia

#Os dias que correm


Esta edição da Revista Gestão Hospitalar (GH) chega no final de 2020.

A pandemia trouxe-nos demasiado sofrimento e solidão para tantos de nós. Não podemos deixar de evocar a memória de todos aqueles que nos deixaram durante neste ano, devido à covid-19 ou não. Os efeitos da pandemia exigiram muito, dos doentes, dos familiares e dos amigos. Não podemos deixar destacar aqueles que deram o melhor de si, neste momento tão difícil. Particularmente aqueles que cuidam dos doentes e dos mais frágeis. 

O prémio Healthcare Excellence foi este ano atribuído ao projeto de Atuação Preventiva em Lares do ACES Douro Sul. A não perder a descrição em nome próprio deste importante projeto.

A excelência da opinião chega-nos, entre outros, pelas penas de António Correia de Campos – “Doenças societais associadas ao Covid-19”,  Paula Martinho da Silva – “A ética em tempos de pandemia”, Victor Rodrigues – “Doente oncológico e a covid-19”, e Carlos Penha Gonçalves – “Covid-19: as lições que só recordaremos no pós-pandemia”. Dora Melo, distinguida com o Prémio Coriolano Ferreira 2020, elabora sobre os desafios e contributos da especialização em administração hospitalar na esfera da pandemia.

Nesta GH publicamos resumos de cinco estudos promovidos pela APAH este ano: 1) Aprender com a covid-19: A visão dos gestores de saúde em Portugal; 2) O impacto da covid-19 na atividade hospitalar do SNS; 3) Acesso a cuidados de saúde em tempos de pandemia, estudo de opinião; 4) A participação pública nos hospitais do SNS; 5) Acessibilidade ao medicamento hospitalar.

O grupo de trabalho da Gestão da Informação em Saúde, coordenado por Teresa Magalhães, publica “O impacto da transformação digital e a liderança no futuro da saúde”. O espaço ENSP traz os dados do ”Barómetro covid-19 – Opinião social”: o que pensam os portugueses em tempo de covid-19?.

Para além dos estudos sugerimos dois novos livros APAH lançados este trimestre: “Um olhar sobre a evolução da gestão hospitalar em Portugal” de José Nogueira da Rocha e “A Gestão de Saúde baseada no Valor- Casos e experiência portuguesa” de Francisco Rocha Gonçalves

Para 2021, lançamos a Bolsa Capital Humano em Saúde e o convite para frequentarem os cursos da Academia APAH Digital.

Um ano difícil fica para trás, o Natal de 2020 será claramente diferente de tudo o que vivenciamos até agora. Contudo, a pureza do Natal mantém-se. Este é um período de reflexão, esperança e de renascimento. Neste sentido, o Natal não muda em nada. 

Os crentes podem orar para que tudo melhore. Os não crentes também. Talvez se justifique a esperança de que, com base neste ano, possamos ser sagrados entre nós para que o homem não seja o lobo de si mesmo. A pandemia não é o único desafio. A exclusão, a pobreza, as barreiras à saúde, a guerra e as alterações climáticas não vão desaparecer.

Numa mensagem de Natal, um colega alemão dizia-me que em vez de nos focarmos nas coisas más, será importante fazer as coisas um pouco melhor a cada dia. É isso que procuramos a cada dia nesta ideia que é a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares. É esse pensamento que transporta a equipa que produz a excelência de conteúdos desta GH. 

Em nome desta equipa: Feliz Natal e um Ótimo 2021.

35 anos da Revista Gestão Hospitalar — APAH