• +351 21 800 89 48 (chamada rede móvel nacional)
  • secretariado@apah.pt
In noticia

Candidaturas abertas à bolsa “Capital Humano em Saúde”

A resposta à pandemia não foi conseguida apenas à custa de ventiladores ou outros recursos. Foi essencialmente conseguida devido à mobilização de todos os profissionais de saúde que trabalham diariamente no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e que neste desafio demonstraram mais uma vez a sua qualidade, competência e espírito de sacrifício.

Em poucas semanas, atravessando um clima de dúvidas, incertezas e receios, e nem sempre com orientações claras e específicas, os serviços do SNS foram capazes de se reinventar e reorganizar para conseguir dar resposta à pandemia. 

Algumas equipas foram fragmentadas, outras criadas do zero, e outras passaram a organizar o trabalho de forma totalmente diferente do habitual, com profissionais deslocados para a frente de batalha, enquanto outros ajudavam à distância. Tudo isto forçou uma reestruturação das instituições, com algumas mudanças que perduram, que fizeram as lideranças perceber que algumas coisas se podem fazer diferente, e melhor. 

Ao longo de todo este processo, houve muitos líderes – vários até de forma inesperada – que emergiram à tona das organizações de saúde. Este fenómeno serve para nos relembrar que não devemos esperar por crises para identificar e reconhecer o talento e incentivar lideranças que acreditem e apostem verdadeiramente nas pessoas como capital estratégico para as organizações de saúde.

Neste contexto a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) lança agora a bolsa “Capital Humano em Saúde”, uma iniciativa que conta com a consultoria técnica da Nobox e o apoio da Gilead Sciences, com o objetivo de reconhecer e potenciar o capital humano do SNS, dotando os seus profissionais das competências necessárias para liderarem e implementaram projetos que promovam uma mudança positiva nas suas realidades.

Esta bolsa foi pensada e desenhada especificamente para desenvolver competências nos profissionais de saúde de forma a que possam contribuir proactivamente nos processos de transformação em curso nas suas instituições de saúde, e, em particular, liderar a dimensão humana das mudanças que se venham a implementar no futuro. 

Esta bolsa será atribuída a duas instituições do SNS (Hospitais, Centros Hospitalares, Unidades Locais de Saúde ou Agrupamentos de Centros de Saúde), escolhidas com base na qualidade, pertinência e potencial do Projeto de Mudança do Capital Humano que submeterem na sua candidatura em pelo menos um dos seguintes domínios:

  1. Desenvolvimento de novos líderes;
  2. Captação e retenção de talentos;
  3. Desenvolvimento de equipas de alto rendimento;
  4. Motivação, satisfação e desempenho dos profissionais;
  5. Empoderamento dos profissionais para inovar;
  6. Gestão de mudança e resistência à inovação.

As 2 instituições vencedoras terão acesso a um Programa de consultoria especializado que lhes permitirá acelerar a implementação do seu Projeto de Mudança do Capital Humano, composto por:

  1. Programa de Formação composto por 3 módulos, com a duração de 48 horas (em formato online e presencial) para 15 profissionais da instituição, sobre os seguintes temas:
    • Liderança pessoal e de equipas (Conhecer-se, ser líder de si próprio e dos outros)
    • Liderança num novo paradigma (Construir uma cultura de inovação (perspetiva bottom-up) 
    • Alinhamento organizacional (Conectar os projetos com a visão da organização (perspectiva top-down e bottom-up) 
  2. Apoio técnico de consultoria à implementação do Projeto de Mudança do Capital Humano, durante o ano de 2021.

As candidaturas à bolsa “Capital Humano em Saúde” decorrerem até 15 de Janeiro 2021.

Regulamento e Guião da Bolsa “Capital Humano em Saúde”

Conheça o Regulamento da bolsa e saiba mais consultando o Guião de apoio á candidatura. Todas as candidaturas devem ser submetidas utilizando o Formulário de candidatura infra disponibilizado.

Apresentação Pública da bolsa “Capital Humano em Saúde”

Assista à apresentação pública da bolsa “Capital Humano em Saúde”

Qualquer pedido de esclarecimento adicional deverá ser enviado remetido para secretariado@apah.pt

BOAS CANDIDATURAS!