• +351 21 800 89 48 (chamada rede móvel nacional)
  • secretariado@apah.pt
Workshop Gestão Integrada do Acesso In noticia

Workshop sobre Gestão do Acesso junta mais de 150 profissionais de todo o País

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) organizaram o Workshop Gestão Integrada do Acesso, no passado dia 21 de dezembro, no Edifício Tomé Pires (INFARMED), em Lisboa.

O Workshop teve como finalidade discutir o modelo conceptual do Sistema Integrado de Gestão do Acesso (SIGA) e partilhar constrangimentos e boas práticas para a melhoria do acesso no Sistema Nacional de Saúde.

Teresa Pêgo (Coordenadora da Unidade de Gestão do Acesso) apresentou o contexto, objetivos, enquadramento, composição e objetivação do SIGA. Seguidamente apresentou as cinco fases de implementação da Via de Acesso Integrado (VAI) e o seu funcionamento.

Ainda em plenário, quatro administradores hospitalares apresentaram exemplos de boas práticas nas suas unidades hospitalares:

Os trabalhos concretos desenvolveram-se em duas oficinas dedicadas à discussão dos constrangimentos e oportunidades para o desenvolvimento da gestão integrada do acesso nas suas vertentes externa (ACSS, ARS e Unidades Hospitalares) e interna (Unidades Hospitalares e ULS).

Destas oficinas foram retiradas as seguintes conclusões apresentadas em plenário pelo relator de cada oficina:

A ACSS e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) comprometeram-se a dar seguimento ao conjunto de recomendações que saíram da reunião, estando em preparação novos eventos de partilha de boas práticas para 2018.

Ver página do evento

Ver galeria de fotos