• +351 21 800 89 48 (chamada rede móvel nacional)
  • secretariado@apah.pt
In noticia

Green Hospitals: Iniciativa pioneira reúne consórcio ibérico

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) promoveu no passado dia 20 de maio, a reunião de Kick-off do projeto Green Hospitals, dedicada ao tema “Melhoria da Eficiência Energética em Hospitais Transfronteiriços”. Esta iniciativa assenta numa abordagem multidimensional que pretende contribuir para a redução da pegada ecológica dos hospitais, e também para o aumento da sustentabilidade dos sistemas de saúde ibéricos.

A sessão de abertura foi conduzida por Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, e Xavier Barreto, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), os quais reforçaram o facto de Portugal e Espanha serem os países onde os gases de efeito estufa se encontram acima da média europeia, no âmbito do setor da saúde, o que reforça a necessidade da criação de uma rede de hospitais que promovam o diagnóstico, partilha e implementação de melhores soluções para a eficiência energética.

De seguida, foi introduzido o tema “Green Hospitals: Melhorias na Sustentabilidade Hospitalar para um Amanhã mais Saudável”, que contou com a apresentação de Miska Myllylã, Project Manager do Oulu University Hospital, e com a moderação de Helena Rodrigues, Administradora Hospitalar da ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro. O painel de discussão foi composto por Alexandre Lourenço, Luís Campos, Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, e Sofia Coutinho, Diretora Executiva do Departamento de Gestão de Instalações e Equipamentos na Direção Executiva do SNS.

Zita Espírito Santo, Administradora Hospitalar da ULS de Coimbra e membro da Coordenação do consórcio Green Hospitals, apresentou a iniciativa para a qual foi constituída um consórcio que envolve cinco entidades portuguesas, nomeadamente a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a ULS de Coimbra, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro, a  ULS do Algarve, a Rede Nacional de Agências de Energia (RNAE) e duas entidades espanholas, entre as quais o Servicio Gallego de Salud (SERGAS) e a Agência de Energia do Governo Regional da Comunidade Autónoma de Castilla y León (EREN).

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de ver a apresentação das atividades previstas para cada uma das instituições do consórcio, através do contributo de: Puy Domínguez, da EREN; Diamantino Conceição, da RNAE; Elio Rosada, SERGAS; Patrícia Rego, da ULS do Algarve; Alberto Adrego, da ULS de Coimbra; e Carlos Faria, da ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A conferência contou com mais de 50 participantes, que puderam assistir em primeira mão ao início de uma transformação que trará impacto para o futuro dos sistemas de saúde ibéricos.

O projeto Green Hospitals consiste numa abordagem multidimensional que pretende contribuir para a redução da pegada ecológica dos hospitais e para o aumento da sustentabilidade dos sistemas de saúde ibéricos.

No âmbito POCTEP 2021-2027 – Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal, o projeto Green Hospitals, tem como principal objetivo a implementação em hospitais ibéricos de medidas e tecnologias inovadoras que permitam alcançar níveis elevados de eficiência energética (EE) e contribuir assim para a diminuição do uso de energia e consequente emissão de gases de efeito estufa (GEE) do setor da saúde ibérico.

Reveja os melhores momentos através do vídeo e da galeria de imagens:

A reunião de Kick-off do projeto Green Hospitals, dedicada ao tema “Melhoria da Eficiência Energética em Hospitais Transfronteiriços”, contou com mais de 50 participantes, que puderam assistir em primeira mão ao início de uma transformação que trará impacto para o futuro dos sistemas de saúde ibéricos.

Miska Myllylã a apresentar o exemplo de sucesso do Hospital Universitário de Oulu, na Finlândia, na área da sustentabilidade