EnglishPortuguese
  • Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351915780796
  • +351915780796
  • secretariado@apah.pt
jj santos cardoso

Faleceu o Administrador Hospitalar Santos Cardoso

O Administrador Hospitalar Santos Cardoso foi um insigne devoto da causa pública e, particularmente, do Serviço Nacional de Saúde.

Nos idos anos 60, a sua competência e desempenho foram reconhecidas e valorizadas por figuras como Coriolano Ferreira, Augusto Mantas, Vasco Reis e António Correia de Campos, tendo sucedido a este último na coordenação do Centro Mecanográfico do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais.

Tendo concluído o Curso de Especialização em Administração Hospitalar na Escola Nacional de Saúde Pública, foi Administrador do Hospital Distrital de Portalegre entre 1974 e 1975, tendo inaugurado as atuais instalações desta unidade. Entre 1976 e 1990 foi administrador do Hospital Pediátrico de Coimbra, estando a sua carreira intimamente ligada à gestão dos cuidados de saúde pediátricos – sua paixão. Em novembro de 1979 integrou a comissão instaladora do Centro de Desenvolvimento da Criança no então Hospital Pediátrico de Celas e, em 1983 integrou a primeira direção da Associação de Saúde Infantil de Coimbra (ASIC).

Esta dedicação à gestão em saúde apenas foi interrompida pelo exercício de funções enquanto Vereador da Câmara Municipal de Coimbra durante 7 anos. Foi ainda membro da Assembleia Municipal deste municipio.

Membro do Partido Comunista Português sempre foi um homem de causas e convicções. Com Eduardo Sá Ferreira, Raúl Moreno, João Urbano, Julio Reis, José Carlos Lopes Martins e Jorge Varanda, integrou em 1981 a primeira Direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH). Em 1983 funda a Revista Gestão Hospitalar que dirige até 1986. Entre 1984 e 1987 preside à Direção da sua Associação.

Desde o início do ano, a APAH encontra-se a preparar uma edição comemorativa dos 35 anos da Revista Gestão Hospitalar. Desde a primeira hora, Santos Cardoso generosamente disponibilizou-se para escrever o editorial. Nada mais justo que dedicar esta próxima edição especial à sua memória.

Homem de aparente semblante fechado, era de um natural bom trato. Ia completar 85 anos no próximo dia 4 de Setembro. Ontem reunida em Assembleia Geral, a APAH atribuiu-lhe o titulo de Sócio de Mérito.

João José dos Santos Cardoso faleceu hoje em Coimbra.

A APAH e os Administradores Hospitalares estão de luto. No seio desta associação, e em todos aqueles que com ele privaram, deixa um enorme sentimento de perda.

Os nosso mais sentidos pêsames para toda sua família, pela perda deste seu ente querido.

O seu corpo ficará em câmara ardente a partir das 11:00 horas de amanhã (dia 30 de maio) no espaço funerário da Igreja de Senhora de Lurdes em Coimbra. Pelas 15:00 horas seguirá para Figueira da Foz onde será cremado.