A gestão de organizações de saúde enfrenta cada vez maiores desafios. Por um lado, existe uma grande pressão na produção e nos resultados e, por outro, mantemo-nos perante uma importante limitação de meios e de autonomia, num contexto de enorme imprevisibilidade.
A pandemia e a disrupção que provocou, ao agravar os problemas já existentes, exigiu que se olhasse para os problemas com outras lentes, porque não é viável “atacar os problemas atuais” com as mesmas abordagens e ferramentas do passado. Mas as mudanças que acontecem e emergem de forma dispersa, sem se perceber o verdadeiro alcance, provocam resistências e estimulam ceticismo.
Quando falamos dos Profissionais de saúde, as mudanças são ainda mais urgentes, dada a quase inexistência de qualquer estratégia focada na melhoria das suas condições de trabalho, na criação de oportunidades de desenvolvimento e de valorização profissional.
É preciso querer mudar, mas isso não chega
Não chega esperar que as coisas mudem, e desengane-se quem pensar que as soluções são simples e diretas. O caminho é complexo, e é imperativo garantir que as instituições e as lideranças definam uma visão e clarificam o sentido no qual querem que os serviços cresçam. Além disso, a proatividade dos profissionais tem de ser fortalecida com as competências necessárias para introduzir mudanças na saúde:
Promover e gerir a mudança
Neste contexto a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) anuncia a abertura das candidaturas à 2.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, uma iniciativa que conta com a consultoria técnica da Nobox e o apoio da Gilead Sciences,
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do SNS, dotando os seus profissionais das competências necessárias para liderarem e implementaram projetos que promovam uma mudança positiva nas suas realidades.
Podem candidatar-se à 2.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” os Hospitais, Centros Hospitalares, Unidades Locais de Saúde ou Agrupamentos de Centros de Saúde do SNS.
Em 2022 a Bolsa “Capital Humano em Saúde” tem um novo formato que visa garantir a participação de mais instituições de saúde e um maior apoio ao longo de todo o processo (incluindo a candidatura), procurando assim facilitar a participação e aumentar a qualidade dos projetos a implementar:
Conheça o Regulamento e saiba mais consultando o Guião de apoio à candidatura.
Para saber mais sobre a Bolsa “Capital Humano em Saúde” a APAH promoveu 2 webinars de esclarecimentos no dia 3 de fevereiro e 17 de fevereiro.
Qualquer pedido de esclarecimento adicional deve ser remetido para secretariado@apah.pt
BOAS CANDIDATURAS!
Mais informações sobre a iniciativa e a 1.ª edição:
CH Algarve e ULS Matosinhos são os Vencedores da Bolsa “Capital Humano” — APAH
APAH promoveu sessões de esclarecimento da Bolsa “Capital Humano em Saúde” — APAH
Candidaturas abertas à bolsa “Capital Humano em Saúde” — APAH