• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Vencedores 2021 Bolsa Capital Humano In noticia

CH Algarve e ULS Matosinhos são os Vencedores da Bolsa “Capital Humano”

A bolsa “Capital Humano em Saúde”, é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], apresentada e lançada oficialmente em outubro de 2020, que conta com a consultoria técnica da Nobox e o apoio da Gilead Sciences, com o objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde [SNS], dotando os seus profissionais das competências necessárias para que promovam uma mudança positiva nas suas realidades, em particular no domínio da liderança da dimensão humana

As candidaturas à bolsa “Capital Humano em Saúde” decorreram entre 15 de novembro 2020 e 15 de Janeiro 2021 tendo sido rececionadas um total de 16 projetos candidatos das seguintes organizações do SNS:

  1. CH Universitário de Lisboa Norte: “Hospital Digestive attraction and Crew Resource Management (HD_CRM). Como reter e capacitar talentos especializados em equipas multiprofissionais de um CRI de Gastrenterologia e Hepatologia no âmbito de uma estrutura organizacional hospitalar”
  2. ACeS Alto Ave: “REBORN: empoderar para o bem-estar”
  3. Hospital Dr. Francisco Zagalo [Ovar]: “HFZ-Ovar: Acreditar na mudança, para juntos fazer acontecer”
  4. ULS da Guarda: “Inovar, Comunicar e Agir”
  5. CH de Entre Douro e Vouga: “Química a várias mãos”
  6. ULS de Matosinhos: “O impacto da comunicação na motivação e na satisfação como fator crítico de sucesso no desempenho dos profissionais”
  7. ACeS Grande Porto VI – Porto Oriental: “CAPTAIN- CAPtar TAlento humaNo no Porto OrieNtal”
  8. ACeS de Cascais: “G.O.A.L.S. – Gerar e Optimizar Acção e Liderança em Saúde”
  9. CH Universitário do Algarve: “Centro de (Des)Envolvimento Humano para a Saúde”
  10. Hospital de Braga: “Absentismo no Hospital de Braga”
  11. CH do Médio Ave: “Kennedy upgrade – ask what your hospital can do for you & what you can give to your hospital
  12. ACES Lisboa Norte: “APPACES – A Par e Passo no ACES”
  13. CH de Setúbal: “Heart Beat
  14. ACeS de Loures-Odivelas: “ALÔ!! – Gabinete do Bem-Estar do ACeS Loures-Odivelas”
  15. CH de Vila Nova de Gaia/Espinho: “CHVNGE vs CHANGE”
  16. CH Universitário de Coimbra: “Familiar informado, profissional focado”

Face à elevada qualidade dos projetos candidatos o Júri presidido por Alexandre Lourenço, Presidente da APAH e que integrou os Senhoras(es) Bastonárias(os) da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Psicólogos, não teve a tarefa facilitada.

Para efeitos de avaliação foram tidos em consideração os seguintes critérios, e as respetivas ponderações, conforme previsto no Regulamento da bolsa “Capital Humano em Saúde”:

  • Adequação do problema ao tema de capital humano [25%]
  • Eficácia potencial da solução para a motivação e desenvolvimento do capital humano [25%] 
  • Inovação da potencial solução [25%] 
  • Replicabilidade em outras instituições [25%]

E OS VENCEDORES SÃO:

Vencedores da bolsa “Capital Humano em Saúde”: CHU do Algarve e ULS de Matosinhos

Centro Hospitalar Universitário do Algarve [CHUA]

Desenhado como um potenciador da felicidade dos colaboradores, o “Centro de (Des) Envolvimento Humano para a Saúde”, com pólos no Sotavento e no Barlavento, pretende ser uma incubadora de projetos e ações que se desenrolam em torno de três eixos concretos: o Espaço  Potencial Humano, com ações de Acompanhamento Individualizado; o Espaço Pausa Consciente, com atividades e práticas integradoras para a saúde; o Espaço Somos Um, que integrará atividades formativas e de lazer que promovam o sentimento de pertença e potenciem o valor da equipa. Cuidar, valorizar, potenciar o fator humano, como forma de contribuir positivamente para o sentimento de pertença institucional, integrando o sentido de alinhamento organizacional – é este o objetivo do CHUA com a implementação deste projeto, que se inclui numa estratégia integrada de reconhecimento do precioso valor do Capital Humano, como âncora da missão do SNS, cuidar mais e melhor dos nossos utentes.

Unidade Local de Saúde de Matosinhos [ULSM]

A ULSM, enquanto prestador de cuidados de saúde público com um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001 implementado e certificado desde 2008, reconhece que são as pessoas o principal determinante para o sucesso. Ciente dos princípios e valores que visam elevar os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral dos(as) seus(suas) colaboradores(as), a ULSM não podia deixar de concorrer à Bolsa “Capital Humano em Saúde”. O objetivo da implementação do projeto “Impacto da comunicação como fator crítico de sucesso no desempenho dos profissionais” é aumentar a satisfação e a motivação dos(as) colaboradores (as), quer pela melhoria da comunicação, quer pelo incentivo à participação ativa de todas as pessoas da ULSM, em consonância com a sua Cultura Organizacional, tornando-a mais sustentada e alinhada com os princípios da Qualidade e Governação Clínica, da Segurança, da Humanização, da Igualdade e da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

As 2 instituições vencedoras terão agora acesso a um Programa de consultoria especializado, que lhes permitirá acelerar a implementação do seu Projeto de Mudança do Capital Humano, e que comtempla:

  1. Programa de Formação composto por 3 módulos, com a duração de 48 horas (em formato online e presencial) para 15 profissionais da instituição, sobre os seguintes temas:
    • Liderança pessoal e de equipas (Conhecer-se, ser líder de si próprio e dos outros)
    • Liderança num novo paradigma (Construir uma cultura de inovação (perspetiva bottom-up) 
    • Alinhamento organizacional (Conectar os projetos com a visão da organização (perspectiva top-down e bottom-up) 
  2. Apoio técnico de consultoria à implementação do Projeto de Mudança do Capital Humano, durante o ano de 2021.

A apresentação pública dos projetos vencedores ocorrerá na 9.ª Conferência de VALOR APAH, a 27 de maio de 2021. Reserve já na sua agenda!