José Joaquim Nogueira da Rocha nasceu na freguesia de Rios de Moinhos, concelho de Penafiel, a 6 de agosto de 1936. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1965) e diplomou-se em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública (1971).
Iniciou a sua carreira de docente universitário na Escola Nacional de Saúde Pública – cadeira de Administração Hospitalar (1976), obtendo o título de Professor Auxiliar, após a prestação de provas públicas, equivalentes a doutoramento (1986), tendo sido Professor Associado da Escola Nacional de Saúde Pública/Universidade Nova de Lisboa (2002), em que foi diretor do curso de Administração Hospitalar e Coordenador de Grupo de disciplinas de Administração de Organizações de Saúde. Foi autor e co-autor de algumas dezenas de artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Distinguiu-se no desempenho de cargos de elevado nível na Administração Pública e na gestão empresarial, entre os quais se destacam os de Administrador-Geral dos Hospitais Civis de Lisboa (1968-1978), Diretor Geral de Organização e Recursos Humanos da Segurança Social (1979-1985), Diretor Geral das Instalações e Equipamentos da Saúde (1986-1990) e Presidente do Conselho de Administração do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais – SUCH (1990-2002). Na produção legislativa foi autor e co-autor de diversos diplomas legais nas áreas da Segurança Social e da Saúde. Foram-lhe concedidos vários louvores e condecorações, em Portugal e no Brasil, tendo em maio de 2018 recebido a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro do Ministério da Saúde «pela importância que detém na construção do Serviço Nacional de Saúde, tanto no plano académico, como no âmbito da organização e gestão da rede de prestação de cuidados». Em 2020, a APAH publicou “Um Olhar sobre a Evolução da Gestão Hospitalar em Portugal”, livro que registou para a posteridade a visão de José Nogueira da Rocha sobre a nossa profissão e o nosso sistema de saúde.
Pelos seus méritos profissionais e académicos, mas acima de tudo pelas suas qualidades humanas, o Prof. Nogueira da Rocha foi uma referência para várias gerações de Administradores Hospitalares. A sua contribuição para a construção do SNS e para a consolidação da Administração Hospitalar Portuguesa, deixa uma marca indelével que o tempo não apagará. A APAH, grata pelo legado que o Prof. Nogueira da Rocha nos deixa para a posteridade, endereça à família e amigos as suas maiores condolências.