• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
In noticia

Comemorações dos 50 anos da Administração Hospitalar

No passado dia 24 de abril decorreu a sessão comemorativa dos 50 anos da Administração Hospitalar em Portugal, celebrando a publicação do Estatuto Hospitalar e Regulamento Geral dos Hospitais a 27 de abril de 1968, que criaram a carreira de Administração Hospitalar em Portugal.

A iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares  (APAH) e pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) esteve inserida nas Comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde, tendo contado com participação da Senhora Ministra da Saúde, Prof. Doutora Marta Temido.

A Ministra da Saúde na abertura da sessão comemorativa.

A sessão de abertura decorreu com a participação do Prof. Doutor João Pereira (Diretor da Escola Nacional de Saúde Pública), Dr. Alexandre Lourenço (Presidente da APAH) e da Prof. Doutora Marta Temido (Ministra da Saúde).

Sessão de Abertura com Alexandre Lourenço (Presidente da APAH), Marta Temido (Ministra da Saúde) e João Pereira (Diretor da ENSP).
Sessão de abertura das comemorações.

O discurso escrito do Presidente da APAH pode ser consultado aqui.

A cerimónia decorreu com a homenagem a Coriolano Ferreira através da evocação proferida por José Nogueira da Rocha e entrega do Prémio Coriolano Ferreira 2018 ao melhor aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar.

Homenagem a Coriolano Ferreira.

Nesta Cerimónia realizou-se ainda a homenagem ao contributo dos Administradores Hospitalares para a construção do Serviço Nacional de Saúde, através da atribuição das distinções aos sócios Honorários e de Mérito.

A sessão decorreu com a apresentação do Livro “50 anos em 20 olhares. O percurso da Administração Hospitalar em Portugal”, e o comentário dos ex-Ministros da Saúde Paulo Macedo e Maria de Belém Roseira.

Apresentação do Livro “50 anos em 20 olhares. O percurso da Administração Hospitalar em Portugal

São várias as gerações de homens e mulheres que ao longo do tempo contribuíram para a construção de melhores e mais eficientes serviços de saúde. Este livro é sobre estas pessoas, procurando-se conhecer as suas motivações, escolhas e percursos.

É através do olhar de vinte relevantes personalidades que optámos por conhecer este fantástico caminho de construção dos serviços de saúde ao longo de meio século de história. Foram eles e tantos outros que estiveram no lugar e no tempo certo da história.

Esta é a nossa homenagem a todos eles, acreditando que este conjunto de testemunhos individuais motive as novas gerações para os desafios da universalização dos cuidados de saúde em Portugal.

Alexandre Lourenço (Presidente da APAH)

No final da cerimónia, decorreu um Porto de Honra.