Em 2025, a APAH com o apoio técnico da EY e Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), apoio da Bayer e apoio institucional da PAFIC promoveu a 2ª edição do Barómetro de Integração de Cuidados.
A primeira fase consistiu no envio de um questionário de preenchimento individual e anónimo, que foi enviado por email a todos os profissionais do SNS, com um prazo de resposta até 31 de agosto 2025 e pretendia avaliar a perceção do grau de integração dos profissionais de acordo com as dimensões clínica, informação, normativa, administrativa, financeira e sistémica, através de 53 itens.
Os resultados deste inquérito foram apresentados na 16ª Conferência e VALOR APAH, no dia 7 de novembro, em Vila Nova de Gaia, no Boeira Garden Hotel Porto.
Os resultados da 2ª edição do Barómetro revelaram progresso, mas também uma realidade que ainda precisa de maturação. Esta sessão contou com a participação de Álvaro Almeida, Diretor Executivo do SNS que comentou os resultados do estudo, reforçando que a Integração de Cuidados é um processo em construção, que deve evoluir a partir das equipas e das comunidades.
Conheça os principais resultados:
- Dimensão normativa, lidera, evidenciando avanços nos mecanismos de regulação e alinhamento de práticas;
- A dimensão financeira é a que regista pior desempenho, com 45% dos profissionais a afirmarem “não saber” responder a questões relacionadas com financiamento, um problema transversal a todo o país;
- As ULS criadas antes de 2024 continuam a apresentar melhores resultados (3,48), mas a diferença para as novas ULS (3,26) é menor do que no ano anterior, demonstrando progressos;
- O Norte mantém-se como a região mais integrada, enquanto o Algarve, embora continue na última posição, apresenta o maior crescimento face ao ano anterior;
- A classe médica atribui a nota mais baixa à integração clínica, mantendo uma perceção mais crítica, enquanto a classe de Técnicos Auxiliares de Saúde são os que consideram maior integração clínica.
Leia aqui o Comunicado de Imprensa.
Consulte a Infografia da 2ª edição do Barómetro de Integração de Cuidados.
- Miguel Amado, EY
- Paula Rebelo, moderadora e Álvaro Almeida, Diretor Executivo do SNS
Reveja a sessão de apresentação de resultados da última edição do Barómetro:








