Nesta edição da Revista Gestão Hospitalar [RGH #41] trazemos a memória de Delfim Rodrigues, uma das figuras mais marcantes da Administração Hospitalar em Portugal, que nos deixou no passado dia 16 de maio de 2025.
Enquanto preparávamos um episódio do podcast ‘Caminhos da Administração Hospitalar’ dedicado ao seu percurso, a triste notícia do seu falecimento transformou o que seria um reconhecimento em vida, numa homenagem póstuma. Decidimos, por isso, tornar esta edição especial: além da última conversa que tivemos com Delfim Rodrigues, publicamos também memórias e testemunhos de colegas que com ele partilharam momentos marcantes da sua trajetória profissional.
Com um percurso notável, Delfim Rodrigues destacou-se nos últimos anos como Coordenador da Hospitalização Domiciliária em Portugal, assumindo um papel central na promoção de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) mais acessível, humano e centrado no cidadão.
O legado de Delfim Rodrigues permanecerá vivo na memória do SNS e continuará a inspirar gerações de profissionais da saúde e da gestão hospitalar. Esta edição da RGH é uma singela mas sentida forma de agradecer o seu contributo inestimável.
Leia o artigo de homenagem a Delfim Rodrigues aqui.
Aceda à versão digital da RGH #41 aqui.