• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
In noticia

Prémio Healthcare Excellence vai reconhecer melhores práticas em saúde

HE2021 Reunião Final

Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a biofarmacêutica AbbVie promovem o Prémio Healthcare Excellence.


Depois de uma edição que atingiu um número recorde de candidaturas, a iniciativa volta a reconhecer projetos nacionais desenvolvidos e implementados no âmbito da melhoria do acesso, da qualidade, da integração, da eficiência, da segurança, dos resultados e da gestão de respostas às necessidades dos utentes no atual contexto de pandemia. Este ano foram recebidas 36 candidaturas, uma demonstração da resiliência e inovação por parte das organizações de saúde públicas, sociais e privadas em Portugal. Assim, uma vez mais, a iniciativa espera reconhecer os muitos projetos nascidos no contexto pandémico com o propósito de continuar a garantir o acesso aos cuidados de saúde de todos os doentes Covid e não-Covid.

A cerimónia final do Prémio Healthcare Excellence decorrerá no próximo dia 20 de outubro, no Hotel Vila Galé Coimbra. Na ocasião serão apresentados os projetos finalistas e anunciado os grandes vencedores da edição 2021.


Para além da qualidade da apresentação final dos projetos candidatos, a inovação e a replicabilidade em outras instituições de saúde são também critérios de avaliação. A decisão final ficará a cargo do ilustre painel de jurados formado por Delfim Rodrigues, vice-presidente da APAH, Dulce Salzedas, jornalista da SIC, Victor Herdeiro, presidente da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), e Carla Nunes, presidente da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Entre os finalistas da edição 2021 estão projetos da Associação ANDAR, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, do Centro Hospitalar e Universitário de São João, do Centro Hospitalar de Setúbal, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

À semelhança das edições anteriores o Prémio Healthcare Excellence será emitido em Livestream no Facebook da APAH e no Canal APAH “Gestão em Saúde” no YouTubepermitindo assim a participação de todos os interessados. Conheça o programa detalhado e os projetos finalistas.

APAH lança livro comemorativo “A excelência da saúde em Portugal”

Em 7 edições, passaram pelo Healthcare Excellence perto de duas centenas de projetos candidatos. A participação e adesão à iniciativa deixa-nos extremamente satisfeitos, mas mais do que a quantidade, importa realçar a qualidade dos projetos. Todos eles são a prova viva do dinamismo e da qualidade do trabalho que todos os dias é desenvolvido pelos nossos profissionais de saúde nas organizações de saúde em Portugal.

E porque a divulgação e promoção de boas praticas é parte integrante do caminho para a excelência e melhoria contínua considerou pertinente a APAH promover a compilação e publicação, num livro comemorativo, dos projetos premiados e da evolução que registaram ao longos dos últimos anos.

São, muitas vezes, ideias aparentemente simples para a resolução de problemas muitas vezes comuns às várias instituições de saúde, fáceis de adaptar, que exigem pouco ou nenhum investimento financeiro, mas que permitem simultaneamente contribuir para a sustentabilidade da saúde em Portugal e assegurar ganhos com grande impacto e valor para a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.

A APAH convida todos para que se juntem ao lançamento deste livro comemorativo, no próximo dia 20 de outubro, no Hotel Vila Galé Coimbra, e que conheçam os projetos premiados, na esperança que estes sirvam de inspiração para todos nós. Que as boas práticas se propaguem e que daqui possam emergir novas grandes ideias e, quem sabe, novos candidatos ao Prémio Healthcare Excellence. Queremos que no futuro se criem cada vez mais sinergias entre as instituições para que as boas ideias se propaguem com determinação pelo sistema de saúde português.

A Excelência na Saúde em Portugal existe – temos a prova, e recomenda-se!

  

Prémio Healthcare Excellence — APAH