• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
prémio healthcare excellence

Prémio Healthcare Excellence

O Prémio Healthcare Excellence visa distinguir a excelência na gestão da saúde, reconhecendo as boas práticas no domínio da melhoria do serviço aos utentes, promovendo a sua partilha e incentivando a sua consolidação. Esta iniciativa resulta da parceria entre a APAH e a AbbVie.

 

5.ª edição do Prémio Healthcare Excellence

Prémio Healthcare Excellence

7.ª Edição – Prémio Healthcare Excellence 2020 * Especial Covid-19

A APAH, em parceria com a biofarmacêutica AbbVie, promove este ano a 7.ª edição do Prémio Healthcare Excellence que este ano pretende distinguir projetos nacionais desenvolvidos no âmbito da resposta à pandemia da Covid-19. As candidaturas podem ser submetidas por organizações públicas, sociais e privadas, direcionadas para a melhoria da qualidade na prestação de cuidados.

Podem candidatar-se ao Prémio Healthcare Excellence equipas de profissionais de saúde e outros profissionais cujos projetos tenham sido desenvolvidos e implementados no ano de 2020 e que tenham resultado numa melhoria da qualidade dos serviços prestados aos utentes, com melhoria da segurança, eficiência e resultados obtidos nos cuidados de saúde. Pela primeira vez, além de instituições prestadoras de cuidados de saúde, a iniciativa prevê também a participação de organizações públicas, sociais e privadas, com projetos na área da saúde.

As candidaturas ao Prémio Healthcare Excellence, edição especial Covid-19, decorrem entre 1 de junho e 31 de julho de 2020, e devem ser formalizadas mediante a apresentação de uma descrição resumida do projeto, que permita compreender e evidenciar o seu contributo, submetida online para o email secretariado@apah.pt.

As candidaturas ao Prémio Healthcare Excellence serão agora avaliadas por um júri independente que integra 4 profissionais de reconhecido mérito na área da saúde, a quem caberá a seleção dos melhores projetos.

Os projetos selecionados serão apresentados e defendidos pelos autores em sessão pública online a realizar no dia 21 de outubro. No decurso desta sessão será eleito o vencedor do Prémio Healthcare Excellence – Edição especial Covid-19, sendo-lhe atribuído um prémio no valor de 5.000 euros.

Regulamento 2020

Projetos distinguidos em edições anteriores

 

6.ª Edição – Prémio Healthcare Excellence 2019

Pela primeira vez em seis edições, o Prémio Healthcare Excellence foi atribuído a uma associação de solidariedade social: a Aldeias Humanitar.

Criada em 2017, a associação Aldeias Humanitar pretende combater o isolamento e abandono provocado pela desertificação demográfica nas regiões do interior através da integração de cuidados de saúde e da prestação de apoio social. Implementado em Sernancelhe e Penedono, distrito de Viseu, o projeto tem a ambição de estender-se a outras regiões do interior do país.

A 1.ª menção honrosa foi para o projeto “C-Free Team na Microeliminação da Hepatite C” do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria).

Trata-se de uma equipa multidisciplinar que tem levado o hospital para a comunidade, tendo em mente a eliminação da hepatite C até 2030, meta da Organização Mundial de Saúde. Além do trabalho feito com várias organizações de base comunitária, a “C-Free Team” desenvolveu também uma parceria com o Estabelecimento Prisional de Lisboa.  Ao levar os cuidados de saúde para a prisão, o projeto tem permitido poupar nas deslocações ao hospital, limitar a exposição dos reclusos, combater o estigma e aumentar a adesão ao tratamento numa população onde a incidência da hepatite C continua a ser elevada.

A 2.ª menção honrosa foi atribuída  ao Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central (Hospital Dona Estefânia), com o projeto “Huddle Meeting implementado no bloco operatório. A ideia é aparentemente simples: ao longo da semana os profissionais de saúde registam num quadro os problemas que afetam o fluxo de trabalho. Numa reunião semanal são posteriormente seleccionados os três problemas com maior benefício e menor dificuldade de resolução e são definidas medidas de melhoria. Este processo já permitiu melhorar diversos aspetos, como a prescrição de anestesia antes da cirurgia, a limpeza das salas operatórias e o transporte dos doentes para o bloco operatório.

 

5.ª Edição – Prémio Healthcare Excellence 2018

Em 2018, a sessão realizou-se no dia 19 de outubro, na Ordem dos Médicos (Porto). A avaliação dos projetos, que teve como critérios a inovação e a replicabilidade, esteve a cargo de Margarida França (APAH), Sofia Mariz (ACSS), Delfim Rodrigues (Administrador Hospitalar do Hospital Nossa Senhora da Oliveira) e Dulce Salzedas (jornalista da SIC).

A edição 2018 do Prémio Healthcare Excellence recebeu um total de 16 candidaturas, provenientes de instituições de saúde de norte a sul do país de entre as quais foram selecionadas pelo Júri 6 candidaturas para apresentação pública. Entre os finalistas estiveram projetos do Centro Hospitalar de Lisboa Central + Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Lisboa Central, o Hospital Garcia de Orta + ACeS Almada Seixal, o Instituto Português de Oncologia do Porto, o Centro Hospitalar da Cova da Beira, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O projeto “Via Verde Reanimação”apresentado pelo INEM foi o grande vencedor da 5ª edição do Prémio Healthcare Excellence, sendo-lhe atribuído um Prémio no valor de 5.000 €.

A“Via Verde Reanimação” começou como projeto-piloto, em 2016, implementado no Centro Hospitalar de São João, no Porto e tem como principal objetivo aumentar o número de vidas salvas em situações de paragem cardiorrespiratória. Não sendo possível recuperar a vida, o projeto pretende preservar órgãos para aumentar o número de transplantes.

Coube ao INEM participar na definição dos circuitos, nomeadamente na referenciação dos doentes em paragem cardiorrespiratória, disponibilizar compressores cardíacos externos nas viaturas médicas de reanimação (VMER) e garantir a formação dos profissionais médicos e enfermeiros que tripulam as VMER e dos médicos dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

No ano de projeto-piloto, de 36 casos de paragem cardiorrespiratória encaminhadas pelo INEM, foram recuperadas 4 vidas, feitas 44 doações e realizados 33 transplantes renais. Números que superaram largamente a expectativa inicial da equipa.

Depois do sucesso do projeto-piloto, foi já aplicada a mesma metodologia na região da Grande Lisboa, envolvendo dois centros hospitalares e está prevista a implementação do projeto no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra. Em 2018, tendo em mente a expansão nacional da “Via Verde Reanimação”, o INEM investiu ainda na aquisição de compressores para a totalidade dos meios SAV em Portugal Continental (42 VMER e 4 helicópteros) e na formação dos operacionais das VMER, SHEM e médicos do CODU.

 

Vencedor Prémio Healthcare Excellence 2018

 

“Via Verde Reanimação” | Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. (INEM)

1.ª Menção Honrosa 2018

 “Utilizadores Frequentes do Serviço de Urgência do Hospital Garcia de Orta” | Hospital Garcia de Orta, E.P.E.  e Agrupamento Centros de Saúde Almada-Seixal

2.ª Menção Honrosa 2018

“Telemonitorização de doentes com insuficiência cardíaca crónica” | Centro Hospitalar da Cova da Beira, E.P.E.

 

Fotogaleria

 

4.ª Edição – Prémio Healthcare Excellence 2017

Em 2017, a sessão realizou-se no dia 20 de outubro, no Hotel Vila Galé Évora. A avaliação dos projetos, que teve como critérios a inovação e a replicabilidade, esteve a cargo de Margarida França (APAH), Pedro Alexandre (ACSS), Alfredo Lacerda Cabral (Administrador Hospitalar do Hospital Garcia da Orta) e Miguel Múrias Mauritti (jornalista do Saúde Online).

A 4ª Edição do Prémio Healthcare Excellence recebeu um total de 19 candidaturas, provenientes de hospitais de norte a sul do país. Entre os finalistas estiveram projetos do Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais, Instituto Português de Oncologia do Porto, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital de Braga, Hospital de Cascais e Unidade Local Saúde de Matosinhos.

No decurso desta sessão foi eleito pelo júri o vencedor da edição 2017 do Prémio Healthcare Excellence, sendo-lhe atribuído um Prémio no valor de 5.000 €.

O projeto “Portal do Utente de Matosinhos”, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), foi o grande vencedor. Esta iniciativa foi desenvolvida com o objetivo de colocar o utente no centro do processo de atendimento, permitindo-lhe aceder a toda a informação que necessita, apresentada de forma integrada e disponível em múltiplos canais.

O “Portal do Utente de Matosinhos”, criado em setembro de 2016, permite o registo de entrada com código QR, atualizar dados de identificação, consultar o tempo de espera das urgências, conhecer resultados de exames e análises, fazer marcações, pagar taxas moderadoras, e muito mais.

A primeira menção honrosa foi atribuída ao Projeto “Implementação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery na cirurgia de cólon e reto”, do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que permitiu diminuir o tempo médio dos internamentos de 7 para 5 dias e reduzir significativamente o número de complicações médicas e cirúrgicas.

A segunda menção honrosa foi atribuída ao Centro de Reabilitação Rovisco Pais, em Cantanhede, pelo projeto de desenvolvimento da “Via Verde de Reabilitação do AVC”, criada com o objetivo de alongar a versão tradicional da “Via Verde AVC”, que termina no tratamento de fase aguda. O projeto piloto, que envolveu também o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), pretendeu recuperar os doentes com sequelas para um programa de reabilitação integral e intensivo logo a partir das primeiras semanas após o AVC.

Vencedor Prémio Healthcare Excellence 2017

“Portal do Utente de Matosinhos” | Unidade Local de Saúde de Matosinhos

1.ª Menção Honrosa 2017

 “Implementação do programa ERAS – Enhanced Recovery After Surgery na cirurgia de cólon e reto” | Hospital Beatriz Ângelo

2.ª Menção Honrosa 2017

 “Via Verde de Reabilitação do AVC” | Centro de Reabilitação Rovisco Pais

Prémio Healthcare Excellence

Prémio Healthcare Excellence 2017

 

3.ª Edição – Prémio Healthcare Excellence 2016

A sessão pública de apresentação e entrega de prémios decorreu no dia 27 de junho no Hotel Praia D’El Rey Marriott, em Óbidos, durante o qual foram apresentados os dez projetos finalistas e distinguidos os três melhores no que diz respeito ao aperfeiçoamento do serviço prestado aos doentes.

Entre os finalistas da 3ª Edição do Prémio Healthcare Excellence, estiveram projetos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, do Centro Hospitalar Lisboa Central, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Distrital da Figueira da Foz, do Hospital Garcia de Orta, do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães e do Hospital de Vila Franca de Xira, o único com dois projetos selecionados para a final.

O júri, constituído por Margarida França (APAH), Ricardo Mestre (ACSS), Regina Sequeira Carlos (ARSLVT), e Sofia Morais (jornalista da TSF), decidiu atribuir o prémio monetário de cinco mil euros, a um dos projetos do Hospital de Vila Franca de Xira.

O projeto vencedor foi apresentado pelo Hospital Vila Franca de Xira – “Capacitar Para Melhor Cuidar”, que está a ser desenvolvido desde 2015, e tem por base uma consulta ativa, que identifica e depois prepara cuidadores informais para prestar cuidados no domicílio a doentes em pós-operatório na área da cirurgia ortopédica programada.

Apesar da sua simplicidade, esta iniciativa consegue um elevado retorno, ao permitir antecipar altas, com benefícios a nível do hospital, que vê melhorar a sua demora média e taxa de reinternamento, e também ao nível do doente, que conclui a sua convalescença num ambiente mais familiar e confortável, e que vê reduzido o seu risco de infeção nosocomial.

O Hospital Distrital da Figueira da Foz foi distinguido com uma menção honrosa pelo projeto “Healthcare Insight – Gestão por Objetivos”, uma plataforma de business intelligence e benchmarking, que resultou em impactos positivos ao nível da produtividade, eficiência, efetividade e qualidade dos cuidados prestados por aquela unidade.

A segunda menção honrosa foi para o projeto “ARPAT – Aplicação de Registo de Pedidos de Altas e Transferências”, desenvolvido pelo Centro Hospitalar Lisboa Central, uma ferramenta informática criada para gerir pedidos de transferências, altas, óbitos e emissão de etiquetas, entre as Unidades de Internamento e a Urgência Geral Polivalente. O projeto foi depois alargado às admissões urgentes e programadas, ao pré-registo da cirurgia e à gestão de camas.

Vencedor Prémio Healthcare Excellence 2016

“Capacitar para Melhor Cuidar – O cuidador no Projeto Vida Ativa” | Hospital Vila Franca de Xira

1.ª Menção Honrosa 2016

 “Healthcare Insight, Gestão por Objetivos” | Hospital Figueira da Foz

2.ª Menção Honrosa 2016

 “ARPAT: Aplicação de Registo de Pedidos de Altas e Transferências” | Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE

Prémio Healthcare Excellence 2016

Prémio Healthcare Excellence 2016

2.ª Edição – Prémio Healthcare Excellence 2015

A sessão pública de apresentação e entrega de prémios decorreu no dia 1 de junho, no Hotel Praia D’El Rey Marriott, em Óbidos. Nesta sessão estiveram presentes 11 equipas de saúde, provenientes de hospitais de norte a sul do país: Centro Hospitalar da Cova da Beira, Centro Hospitalar de Coimbra, Centro Hospitalar do Porto, Hospital de Braga, Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital Distrital da Figueira da Foz, Instituto Português de Oncologia do Porto e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.

O prémio, no valor de 5.000€, foi atribuído ao Centro Hospitalar do Porto, com o projeto “Implementação da metodologia KAIZEN DIÁRIO com as equipas naturais envolvidas na atividade do Bloco Operatório do HGSA − CHP”.

A elevada qualidade dos projetos apresentados a concurso tornou a competição renhida até ao último momento, agradecendo-se especialmente a colaboração do elemento da Comissão Parlamentar da Saúde, Deputado Ricardo Baptista Leite, que neste ano se juntou ao júri da Direção da APAH.

Vencedor Prémio Healthcare Excellence 2015

“Implementação da metodologia KAIZEN DIÁRIO, com as equipas naturais envolvidas na atividade do Bloco Operatório no Hospital de Santo António (HSA)” | Centro Hospitalar do Porto, EPE

Premio Healthcare Excellence 2015

Premio Healthcare Excellence 2015

1.ª Edição – Prémio Healthcare Excellence 2014

A sessão pública de apresentação e entrega de prémios decorreu nos dias 11 e 12 de abril de 2014, no Palace Hotel Monte Real, em Leiria. Esta iniciativa incluiu várias conferências, workshops e a apresentação de projetos de melhoria e inovação na área da saúde, com a participação de vários hospitais.

Traduzindo a excelência do que de melhor se faz em Portugal na área, o projeto vencedor foi o do Centro Hospitalar de S. João, E.P.E., intitulado “Inteligência Clínica” e dirigido pelo Engenheiro José Pedro Almeida.

Vencedor Prémio Healthcare Excellence 2014

“Inteligência Clínica” | Centro Hospitalar de São João, EPE

 

Prémio Healthcare Excellence 2014

Prémio Healthcare Excellence 2014