• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
In noticia

#Obrigado Professor Vasco Reis

A revista Gestão Hospitalar (GH) presta homenagem ao Professor Vasco Reis na sua mais recente edição, já disponível para consulta online aqui.

#gestão em saúde, por Vasco Reis

“A gestão (…) é, indiscutivelmente, uma ciência e também uma arte”, defendia Vasco Reis no seu livro “Gestão em Saúde: um espaço de diferença”. Tive a honra de ser aluno do Professor Vasco Reis. Estou certo que este sentimento perpassa todos os administradores hospitalares que tanto lhe devem.

O Prof. Vasco Reis representava a administração hospitalar portuguesa. Foi gestor/ diretor do Curso de Especialização em Administração Hospitalar entre 1980 e 2005. Um cavalheiro — trabalhador, distinto, conhecedor, sensato, moderado. Espírito crítico, exigente. Quando alguém tinha um problema, dizia-se “por que não falas com o Prof. Vasco Reis?”. Tinha a porta do seu gabinete sempre aberta. Disponha de uma palavra amiga, e encaminhava, até os iniciados. Enquanto aluno, nem sempre concordei com a sua visão da administração hospitalar. A experiência aproxima-me.

Nasceu em Coimbra em 16 de fevereiro de 1942 e aí fez o liceu e se licenciou em Direito em outubro de 1964. Em janeiro de 1970, concluiu o I Curso de Administração Hospitalar que se realizou na Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical, onde em 1978 ingressou como assistente. Aposentou-se em 2007, após uma carreira académica recheada, como Professor Catedrático do Grupo de Disciplinas de Gestão de Organizações de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública. Nesse ano é granjeado com a medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde grau “ouro”.

Paralelamente com a atividade docente, realizou um percurso profissional que o levou a desempenhar diferentes cargos no âmbito do Ministério da Saúde, quer em hospitais (sobretudo nos Hospitais Civis de Lisboa a que esteve ligado durante mais de 20 anos, dez dos quais como Administrador Geral) quer noutros serviços do Ministério da Saúde. É com um sorriso que, recordamos as suas estórias do Hospital de São José. Representou o Ministério da Saúde no Comité Director de Saúde Pública do Conselho da Europa entre 1990 e 2000.  Sócio 103 da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, os seus pares, atribuíram-lhe o título de sócio de mérito em 2018.

No livro “50 anos, 20 olhares — o percurso da administração hospitalar portuguesa” sobre a sua profissão, que começou por ser um ofício, sublinha a importância conquistada. “Não é fácil, ao fim de estes anos todos, dizer que chegámos aqui. E chegámos. Agora, vamos lá ver. Vamos continuar? Vamos”.

Esta GH é parte da homenagem dos administradores hospitalares ao Prof. Vasco Reis, testemunhada por muitos que sentem a dor da sua perda. No ano em que a sua associação completa 40 anos, iremos procurar perpetuar o seu contributo para a modernização da gestão hospitalar portuguesa através da publicação ou republicação dos seus contributos escritos. É essa a nossa obrigação.

Alexandre Lourenço, Presidente da APAH, 30 março 2021