No dia 13 de outubro de 1981, no Quarto Cartório Notarial do Porto, dez administradores hospitalares assinavam a escritura de constituição da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH].
Um documento com 23 folhas, onde os outorgantes definiram que a associação, com sede provisória no Porto, no Hospital de São João, tinha por fim «a salvaguarda dos interesses profissionais e a promoção social e deontológica dos seus sócios».
Foram eles os Drs. Maria Fernanda Sarmento Afonso Dias Almeida Taborda, Manuel Luís Gomes Ferreira da Silva, Jorge Manuel Trigo de Almeida Simões, Raul de Jesus Moreno Rodrigues, Eduardo Manuel Camelo de Sá Ferreira, Rui António de Sá Ribeiro Pinto, António Manuel Neto Parra, José António de Meneses Correia, Maria Isabel Beltran Geralde e Margarida Brito Teles de Freitas Trindade.
Quatro décadas depois da sua constituição, a “APAH tem assumido um papel relevante na construção e consolidação do Sistema de Saúde, a par com o desenvolvimento e reconhecimento dos administradores hospitalares, contribuindo para a melhoria do seu desempenho, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal“, in Diploma Medalha de Serviços Distintos Grau Ouro do Ministério da Saúde [abril 2019].
Com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, a APAH organiza, a 8 de abril [14h00], na Reitoria da Universidade Nova, em Lisboa, uma Cerimónia Comemorativa dos seus 40 anos “Olhar a história e construir o Futuro“.
A APAH convida todos os seus associados, amigos e parceiros a que juntem a esta celebração quer presencialmente [mediante inscrição prévia] ou remotamente via Canal APAH no Youtube ou Facebook.
VENHA CELEBRAR CONNOSCO!