A Associação Portuguesa de Adiministradores Hospitalares (APAH) em parceria com a Gilead, EXIGO e IASIST, com o apoio tecnológico da MEO Empresas, promovem a 3ª edição do Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem, um Programa que visa o apoio à implementação de projetos de Value Based Healthcare (VBHC) que permitam às entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) introduzir nas suas estruturas de gestão e assistência, as alterações necessárias para obterem melhorias substanciais na prestação integrada de cuidados, na eficiência económico-financeira e, fundamentalmente, melhores resultados em saúde para a comunidade.
O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem acolhe ideias e projetos empreendedores que, no futuro, possam garantir maior integração e proximidade de cuidados que reflitam na comunidade mais eficiência, sustentabilidade e sobretudo Mais Valor em Saúde para os portugueses.
Esta 3.ª edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem será desenvolvida conjuntamente por todos os parceiros em duas fases:
A componente formativa, constituída por três workshops presenciais a realizar no Porto, Coimbra e Lisboa, nos dias 20, 22 e 24 de novembro, respetivamente, pretende habilitar os participantes na metodologia e princípios basilares de Value Based Healthcare, permitindo-lhes identificar quais os outcomes diferenciados da componente de custos e conhecer modelos de entrega de cuidados otimizados.
As sessões de formação “Value-Based Healthcare: da Teoria à Prática”, lideradas pela Prof.ª Dr.ª Marcia Makdisse, oferecem uma oportunidade única aos profissionais da área da saúde para aprofundarem os seus conhecimentos sobre VBHC. O curso inclui desde a criação do contexto para implementar o VBHC, até à mediação do valor em saúde e a criação de incentivos para a melhoria contínua.
A Prof. Márcia Makdisse é Médica, Mestre em Cardiologia, PhD em Medicina, MBA em Gestão da Saúde, Certificação Green Belt em VBHC e Mestre em Transformação de Sistema de Saúde (Master of Science in Health Care Transformation) pelo Value Institute for Health and Care da Universidade do Texas em Austin, USA.
As formações destinam-se a administradores hospitalares, profissionais de prestação de cuidados de saúde, profissionais de empresas da cadeia de valor da saúde, representantes de associações de doentes ou académicos em qualquer nível da carreira ou situação profissional atual, integrados em estruturas do SNS ou que com estas colaborem. Os interessados em participar podem inscrever-se através da plataforma www.maisvaloremsaude.pt.
Na segunda fase, o Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem atribuirá quatro Bolsas no valor individual de 50.000 euros em consultoria, a projetos que visem implementar metodologias VBHC em Hospitais do SNS. Mais informações sobre a fase de candidaturas serão anunciadas em breve.