A Revista Gestão Hospitalar já está em distribuição.
Nesta edição é dado destaque à entrevista a Xavier Corbella, atual Secretário-Geral da European Federation of Internal Medicine. Este reconhecido internista vem-nos falar do papel integrador e estruturante da Medicina Interna nos Hospitais.
Na mesma linha, o artigo do internista Luís Campos argumenta pela necessiade de existir uma abordagem integrada entre a Saúde e a Segurança Social face à crescente incidência de casos sociais entre doentes envelhecidos e com multimorbilidade.
David Costa e a equipa do Gabinete do Cidadão do Centro Hospitalar de São João apresentam uma análise sobre as reclamações e a sua importância enquanto mecanismo de participação dos utente, reconhecendo que não se evidenciam mudanças significativas nos processos de produção hospitalar de forma a reparar a insatisfação dos utentes.
Luís Palma Féria e colegas, do Hospital Beatriz Ângelo, descrevem o processo de implementação do programa multidisciplnar ERAS® − Enhanced Recovery After Surgery, baseado na evidência e centrado no doente, com o objetivo final de diminuir as complicações e melhorar a recuperação cirúrgica.
Ana Raquel Santos e Luísa Alves, da Saúde Açor, descrevem os pontos positivos e negativo do desenvolvimento da Telesaúde nos Açores, reconhecendo que a utilização destas ferramentas constitui um instrumento capaz de revolucionar a organização da prestação de cuidados de saúde, com ganhos explícitos de acessibilidade, de integração de cuidados e de redução de recursos financeiros.
Bruno Silva e Pedro Rodolfo, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, apresentam o REMEDI – sistema de informação desenvolvido internamente que visa apoiar o trabalho elaborado pela central de marcações e pelos Cuidados de Saúde Primários no que diz respeito a todo o workflow de agendamento de meios complementares de diagnóstico, implementando simultaneamente o processo de desmaterialização da requisição e eliminando o trabalho administrativo.
Helena Rodrigues e Rui Santana fazem o diagnóstico da utilização da contabilidade analitica nos hospitais públicos portugueses, contribuindo com informações para reflexão, organização e sistematização de futuros trabalhos que fomentem uma utilização efetiva da contabilidade analítica na gestão e tomada de decisão.
Os Administradores Hospitalares Paula Godinho e Hugo Moreiras partilham a sua experiência na ICHOM Conference 2017, que se realizou em Washington, D.C., nos passados 25 e 26 de outubro, ao abrigo da bolsa concedida pela APAH.
Rui Santana e Silvia Lopes apresentam a razão de ser do relançamento do Prémio Coriolano Ferreira para o melhor aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar.
A Gestão Hospitalar conta ainda com várias notícias sobre as iniciativas de APAH.
Esperamos que seja do seu agrado!
Revista Gestão Hospitalar
Desde 1983, A Gestão Hospitalar acompanha a gestão de serviços de saúde em Portugal.
Conheça aqui os números anteriores desta Gestão Hospitalar em Portugal.
[mks_button size=”medium” title=”Gestão Hospitalar” style=”rounded” url=”https://apah.dev-dominios.com/revista/” target=”_blank” bg_color=”#dd3333″ txt_color=”#FFFFFF” icon=”” icon_type=”” nofollow=”0″]