A Bolsa “Capital Humano em Saúde”, é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], que conta pelo terceiro ano consecutivo com a consultoria técnica da Nobox e o apoio da Gilead Sciences, com o objetivo de reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde [SNS], dotando os seus profissionais das competências necessárias para que promovam uma mudança positiva nas suas realidades, em particular no domínio da liderança da dimensão humana.
As candidaturas à 3.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” decorreram entre 06 de janeiro e 08 de fevereiro de 2023 tendo sido rececionadas um total de 19 candidaturas.
Após avaliação das candidaturas por parte da Direção da APAH, conforme o Regulamento foram selecionadas para a fase seguinte – Bootcamp preparatório, as seguintes 12 instituições e respetivos projetos:
- Hospital Santa Maria Maior – Barcelos | Conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal, uma oportunidade de melhoria na satisfação dos profissionais
- Centro Hospitalar Barreiro Montijo | Liderar para a Retenção e Captação de Talento
- Centro Hospitalar Universitário de Santo António | Empowerment para melhorar a satisfação da equipa do Bloco Operatório do CHUdSA
- Hospital Distrital de Santarém | Liderança para a Felicidade e Bem Estar no Trabalho
- Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho | Otimização do Capital Humano das Equipas de Elos de Ligação de uma UL-PPCIRA
- Centro Hospitalar do Médio Ave | Quem não vê caras, pode ver corações?
- Hospital Distrital da Figueira da Foz | Investir na Valorização do Capital Humano no HDFF, EPE – Formação, Investigação e Desenvolvimento
- Centro Hospitalar do Médio Ave | Agir para Cuidar
- Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra | Comunicar com o coração
- Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia Espinho | Incentivar para Reter
- Centro Hospitalar Universitário do Algarve | O que está para além do visível
- Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra | Cultura para a Inovação
As instituições finalistas terão agora acesso ao Botcamp preparatório [presencial], que decorrerá nos dias 02 e 03 de março de 2023.
Os Projetos de Melhoria do Capital Humano resultantes do Bootcamp preparatório serão apresentados ao Júri numa Sessão “pitchs” que decorrerá a 24 de março de 2023, em Guimarães, após a qual o Júri poderá selecionar até um máximo de 6 instituições para passar à Fase 2.
Os projetos selecionados nesta sessão irão participar na 1ª sessão imersiva, nos dias 17 a 19 de Abril, focada na construção e formulação da versão final do Projeto de Mudança do Capital Humano.
Após a 1ª sessão imersiva, cada uma das instituições terá de apresentar o projeto final ao Júri, numa sessão virtual a decorrer no dia 27 de abril de 2023, onde serão selecionados os 3 projetos vencedores.
Conheça o Júri desta Edição
![](https://apah.dev-dominios.com/wp-content/uploads/2023/03/juri_3a-bolsa-de-capital-humano-1024x576.png)