A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) em parceria com a GLINTT Global Intelligent Technologies promovem a discussão do tema “O Futuro da Informação Hospitalar * a Covid-19 e a retoma da atividade nas unidades de saúde” com o objetivo de analisar o papel da tecnologia e da utilização dos dados como suporte à tomada de decisão e consequente melhoria da eficiência do sistema de saúde.
No decurso deste webinar, que decorrerá a 26 de maio, 16h00, será feita uma apresentação pública da ferramenta ADAPTT e uma análise do papel que desempenhou e desempenha a nível mundial no apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS) à planificacão dos recursos dos sistemas de saúde no combate à Covid-19.
Paralelamente será igualmente apresentado o modelo de gestão que permitiu ao IPO do Porto manter-se como um “Hospital Covid-19 free” e será feita uma discussão da importância da digitalização e da utilização dos dados para a tomada de decisão informada e para a gestão eficiente dos recursos, seja a nível macro, seja na melhoria da capacidade de planeamento e da eficiência da capacidade instalada em cada instituição de saúde.
O painel de participantes é composto por um conjunto de três especialistas:
– Alexandre Lourenço, Presidente da APAH
– Inês Castro, Vogal do Conselho de Administração IPO Porto
– Ricardo Gil Santos, Head of Healthcare Business Consulting – Glintt
![Webinar ADAPTT](https://apah.dev-dominios.com/wp-content/uploads/2020/05/FB-1-1024x538.jpg)
Pode participar efetuando a sua INSCRIÇÃO aqui ou assistindo em LIVE na página do Facebook da APAH.
Conheça a ferramenta ADAPTT
A ferramenta gráfica ADAPTT permite que os diferentes Estados-Membros da OMS se concentrem nas informações de planeamento de recursos, nomeadamente: número de camas necessárias, datas de escassez prevista de cada tipologia de cama e recursos humanos necessários, sejam de médicos, enfermeiros ou técnicos auxiliares de saúde.
Possibilita também a introdução das práticas e atividades hospitalares, capacidade de diferentes tipologias de camas e de recursos humanos (usando os códigos ISCO da OIT).
Destina-se a ser utilizada por especialistas seniores em planeamento de cuidados de saúde e decisores políticos. E, por ser uma ferramenta flexível, permite que os utilizadores, dos vários países, insiram os seus dados epidemiológicos, variem os cenários de mitigação (ao usar o modelo epidemiológico ilustrativo da ferramenta) e adaptem a ferramenta a diferentes taxas de ataque.
Veja o video tutorial da ADAPTT suport tool:
Conheça e acompanhe outras iniciativas da APAH subscrevendo o Canal APAH no YouTube.