A 17.ª edição do Fórum do Medicamento decorreu no passado dia 21 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
À semelhança das edições anteriores, esta edição do Fórum do Medicamento foi presidida por Francisco Ramos, Professor da Escola Nacional de Saúde Pública e a moderação esteve a cargo de Paula Rebelo, Jornalista da RTP.
A primeira sessão foi dedicada ao tema “Financiar a inovação no novo modelo de ULS: Desafios e Oportunidades na Integração de Cuidados” e teve como Keynote Speaker Helmut Hildebrandt, Farmacêutico e CEO da OptiMedis que nos veio falar da sua experiência e do trabalho pioneiro desenvolvido na Alemanha ao longo dos últimos 20 anos, com um dos modelos de cuidados integrados mais bem-sucedidos da Europa.
Para comentar este tema, seguiu-se um debate com a participação de Anabela Isidro, da AICIB; José Fragata, da NOVA Medical School; e Rosa Matos, da ULS São José.
A segunda parte do programa foi dedicada à apresentação dos resultados da 4ª edição do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar“, uma iniciativa APAH com o suporte científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Professora Sofia de Oliveira Martins e colaboração da Professora Ana Advinha, com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.
Para comentar os resultados do Índex contámos com a participação de Ana Sampaio, da Plataforma Saúde em Diálogo; Humberto Martins, da Ordem dos Farmacêuticos; Luís Cunha Miranda, da Ordem dos Médicos; Rosário Trindade, da AstraZeneca e Rui Ivo, do INFARMED.
Conheça os resultados do Estudo consultando o Relatório Final e a Infografia:
Reveja o Programa da 17.ª edição do Fórum do Medicamento.
- Francisco Ramos, Chairman
- Paula Rebelo, Moderadora
- Helmut Hildebrandt, CEO da OptiMedis
- Mesa de Debate sobre o tema “Financiar a inovação no novo modelo de ULS”
- Ana Advinha, Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, Universidade de Évora
- Sofia de Oliveira Martins, Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa
- Mesa de debate sobre os resultados do Índex
- Xavier Barreto, Presidente da APAH
O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH] com o apoio da AstraZeneca, que tem como objetivo promover a discussão associada à gestão da tecnologia do medicamento, promovendo a partilha de boas práticas e a procura de soluções concertadas que permitam alcançar os melhores padrões de excelência, qualidade e sustentabilidade na prestação de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde.


















