A 17.ª edição do FÓRUM DO MEDICAMENTO decorrerá no próximo dia 21 de novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH] com o apoio da AstraZeneca, que tem como objetivo promover a discussão associada à gestão da tecnologia do medicamento, promovendo a partilha de boas práticas e a procura de soluções concertadas que permitam alcançar os melhores padrões de excelência, qualidade e sustentabilidade na prestação de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde.
À semelhança das edições anteriores, a sessão será presidida por Francisco Ramos, Professor da Escola Nacional de Saúde Pública, estando a moderação a cargo de Paula Rebelo, Jornalista da RTP.
A primeira parte do programa será dedicada ao tema “Financiar a inovação no novo modelo de ULS: Desafios e Oportunidades na Integração de Cuidados” e terá como Keynote Speaker Helmut Hildebrandt, Farmacêutico e CEO da OptiMedis que nos vem falar da sua experiência e do trabalho pioneiro desenvolvido na Alemanha ao longo dos últimos 20 anos, com um dos modelos de cuidados integrados mais bem-sucedidos da Europa.
Para comentar este tema, seguir-se-á um debate com a participação de José Fragata, da NOVA Medical School; Paula Macedo, da AICIB; e Rosa Matos, da ULS de São José.
A segunda parte será dedicada à apresentação dos resultados da 4ª edição do “Índex Nacional de Acesso ao Medicamento Hospitalar“. Esta é uma iniciativa APAH com o suporte científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Professora Sofia de Oliveira Martins e colaboração da Professora Ana Advinha, com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos e da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.
Para comentar os resultados do Índex contaremos com a participação de Ana Sampaio, da Plataforma Saúde em Diálogo; Hélder Mota Filipe, da Ordem dos Farmacêuticos; Luís Cunha Miranda, da Ordem dos Médicos; Rosário Trindade, da AstraZeneca; e Rui Ivo, do INFARMED.
Conheça o Programa e faça já a sua inscrição.
Marque já na sua agenda:
21 de novembro de 2025
9h30-13h00
Centro Cultural de Belém, Lisboa
A participação presencial está sujeita a inscrição prévia e limitada à capacidade da sala.






