A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) promoveu no passado dia 20 de maio, a reunião de Kick-off do projeto Green Hospitals, dedicada ao tema “Melhoria da Eficiência Energética em Hospitais Transfronteiriços”. Esta iniciativa assenta numa abordagem multidimensional que pretende contribuir para a redução da pegada ecológica dos hospitais, e também para o aumento da sustentabilidade dos sistemas de saúde ibéricos.
A sessão de abertura foi conduzida por Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, e Xavier Barreto, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), os quais reforçaram o facto de Portugal e Espanha serem os países onde os gases de efeito estufa se encontram acima da média europeia, no âmbito do setor da saúde, o que reforça a necessidade da criação de uma rede de hospitais que promovam o diagnóstico, partilha e implementação de melhores soluções para a eficiência energética.
De seguida, foi introduzido o tema “Green Hospitals: Melhorias na Sustentabilidade Hospitalar para um Amanhã mais Saudável”, que contou com a apresentação de Miska Myllylã, Project Manager do Oulu University Hospital, e com a moderação de Helena Rodrigues, Administradora Hospitalar da ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro. O painel de discussão foi composto por Alexandre Lourenço, Luís Campos, Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, e Sofia Coutinho, Diretora Executiva do Departamento de Gestão de Instalações e Equipamentos na Direção Executiva do SNS.
Zita Espírito Santo, Administradora Hospitalar da ULS de Coimbra e membro da Coordenação do consórcio Green Hospitals, apresentou a iniciativa para a qual foi constituída um consórcio que envolve cinco entidades portuguesas, nomeadamente a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), a ULS de Coimbra, a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro, a ULS do Algarve, a Rede Nacional de Agências de Energia (RNAE) e duas entidades espanholas, entre as quais o Servicio Gallego de Salud (SERGAS) e a Agência de Energia do Governo Regional da Comunidade Autónoma de Castilla y León (EREN).
Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de ver a apresentação das atividades previstas para cada uma das instituições do consórcio, através do contributo de: Puy Domínguez, da EREN; Diamantino Conceição, da RNAE; Elio Rosada, SERGAS; Patrícia Rego, da ULS do Algarve; Alberto Adrego, da ULS de Coimbra; e Carlos Faria, da ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A conferência contou com mais de 50 participantes, que puderam assistir em primeira mão ao início de uma transformação que trará impacto para o futuro dos sistemas de saúde ibéricos.

O projeto Green Hospitals consiste numa abordagem multidimensional que pretende contribuir para a redução da pegada ecológica dos hospitais e para o aumento da sustentabilidade dos sistemas de saúde ibéricos.
No âmbito POCTEP 2021-2027 – Programa de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal, o projeto Green Hospitals, tem como principal objetivo a implementação em hospitais ibéricos de medidas e tecnologias inovadoras que permitam alcançar níveis elevados de eficiência energética (EE) e contribuir assim para a diminuição do uso de energia e consequente emissão de gases de efeito estufa (GEE) do setor da saúde ibérico.
Reveja os melhores momentos através do vídeo best off.
Consulte também a Playlist disponível no Canal Youtube da APAH.
Green Hospitals