Constituição grupo de trabalho

Helena Rodrigues (sócia nº 638)            Marta Blanco (sócia nº 754)
Rita Castanheira (sócia nº 675)
Rui Resendes do Couto (sócio nº 338)
Sílvia Oliveira (sócia nº 697)



Sustentabilidade Ambiental em Saúde

O Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade Ambiental visa a integração de estratégias e práticas adotadas, ou a adotar pelas organizações e intervenientes do setor da Saúde, desde organismos reguladores, financiadores, até às entidades prestadoras de cuidados de saúde, por forma a garantir um futuro sustentável para o setor da Saúde.

Objetivos:

  • Criação de barómetro de implementação de práticas de sustentabilidade ambiental na saúde, em algumas dimensões, tais como: Liderança e Governança, Práticas Clínicas, Operações e Cadeia de Abastecimento;
  • Identificação das melhores práticas de sustentabilidade ambiental, desenvolvidas a nível nacional e internacional;
  • Divulgação das estratégias e práticas adotadas pelas organizações de saúde que garantam, ao mesmo tempo, o benefício para o ambiente e a sustentabilidade a longo prazo;
  • Identificação e divulgação de medidas de apoio financeiro à realização de projetos de sustentabilidade ambiental;
  • Criação de sinergias entre instituições de saúde de modo a conjuntamente serem desenvolvidos projetos comuns passíveis de serem financiados com fundos nacionais e internacionais;
  • Criação de parcerias entre organismos nacionais e internacionais com vista à partilha de medidas futuras de intervenção;
  • Garantir que os stakeholders do setor da Saúde tenham acesso a diversa informação relacionada com a sustentabilidade ambiental.