• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Prémio Coriolano Ferreira

Prémio Coriolano Ferreira

Prémio Coriolano Ferreira é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP), a qual tem como objetivo homenagear o Professor Coriolano Ferreira e dinamizar a investigação em administração hospitalar, distinguindo anualmente o melhor aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da ENSP.

Nas suas edições de 2018 a 2020, o Prémio Coriolano Ferreira conta com o apoio da IQVIA, The Human Data Science Company

Prémio Coriolano Ferreira

 

Regulamento do Prémio Coriolano Ferreira

 

Coriolano Ferreira

Coriolano Ferreira

Coriolano Ferreira

Sócio Honorário

 

A IQVIA apoia o Prémio Coriolano Ferreira

Prémio Coriolano Ferreira merece o apoio da IQVIA, The Human Data Science CompanyA IQVIA resulta da fusão entre a  IMS Health e a Quintiles. A IASIST é agora também parte da IQVIA.

A IQVIA Portugal desenvolve estudos que avaliam o consumo e tendências dos medicamentos e produtos junto dos diferentes stakeholders: Armazenistas, Farmácias, Parafarmácias Independentes e da Moderna Distribuição, Consumidores, Médicos, entre outros. Adicionalmente, dispõe de soluções tecnológicas e novas aplicações que permitem analisar diferentes tipos de dados. A nível clínico, a sua presença local está posicionada idealmente para desenvolver ensaios clínicos que promovam resultados previsíveis com o objetivo de alcançar a aprovação do medicamento, incluindo a demonstração do seu valor económico para a saúde.

O Prémio Coriolano Ferreira

O Prémio Coriolano Ferreira foi pela primeira vez instituído em 1996 através da parceria realizada entre a APAH e os Laboratório Sandoz. Na sua primeira edição, o prémo tem a particularidade de se traduzir numa viagem de estudo ao estrangeiro, facultando ao galardoado, o contacto com outros sistemas de saúde, instituições e profissionais. 

Em 1996 o prémio dou atribuído á diplomada Maria Helena Felizardo Gonçalves, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Saúde.

APAH SANDOZ - Prémio Coriolano Ferreira

Prémio Coriolano Ferreira 1996 in Revista de Gestão Hospitalar

 

O Prémio Coriolano Ferreira foi relançado em 2018 precisamente no mesmo dia que se celebraram os 50 anos da publicação do  Decreto-lei n.º 48.357 e o Decreto-lei n.º 48.358, ambos de 27 de Abril, que para além de estabelecerem que “…os estabelecimentos e serviços hospitalares devem organizar-se e ser administrados em termos de gestão empresarial…” (artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 48.357) criaram e regulamentaram a carreira de administração hospitalar, tratando-se inclusive dos mesmos diplomas que criam as carreiras médicas e farmacêutica. Estes diplomas vieram em 1969 (Portaria n.º 24.222, de 4 de Agosto) dar origem à criação, na Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical, ao curso de Administração Hospitalar, cuja primeira edição teve inicio em Outubro de 1970.

 

Prémio Coriolano Ferreira para o Melhor Aluno em Administração Hospitalar

1996 – Maria Helena Felizardo Gonçalves

1997 – Maria do Rosário Corrêa de Sepúlveda

1998 – Leonor Santos Balcão Reis

2007 – Manuel Afonso Carreto Lacerda Cabral

(listagem em atualização)