• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Prémio Coriolano Ferreira

Prémio Coriolano Ferreira

Prémio Coriolano Ferreira

Prémio Coriolano Ferreira

Prémio Coriolano Ferreira é uma iniciativa conjunta da APAH e da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP/UNL), que pretende homenagear o Professor Coriolano Ferreira e dinamizar a investigação em Administração Hospitalar, distinguindo anualmente o melhor aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar (CEAH) da ENSP.

O Prémio Coriolano Ferreira foi pela primeira vez instituído em 1996 através de uma parceria entre a APAH e os Laboratórios Sandoz. Na sua 1ª edição, o prémo teve a particularidade de se traduzir numa viagem de estudo ao estrangeiro, facultando ao galardoado, o contacto com outros sistemas de saúde, instituições e profissionais. 

O Prémio da 1ª edição foi atribuído a Maria Helena Felizardo Gonçalves, em cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Saúde.

Prémio Coriolano Ferreira 1996 in Revista de Gestão Hospitalar

Prémio Coriolano Ferreira 1996 in Revista Gestão Hospitalar

O Prémio Coriolano Ferreira foi relançado em 2018 precisamente no dia que se celebraram os 50 anos da publicação do Decreto-lei n.º 48.357 e do Decreto-lei n.º 48.358, ambos de 27 de abril, que além de estabelecerem que “…os estabelecimentos e serviços hospitalares devem organizar-se e ser administrados em termos de gestão empresarial…” (artigo 35.º do Decreto-Lei n.º 48.357) criaram e regulamentaram a carreira de administração hospitalar, tratando-se inclusive dos mesmos diplomas que criam as carreiras médicas e farmacêutica.

Estes diplomas vieram, em 1969 (Portaria n.º 24.222, de 4 de agosto), dar origem à criação, na Escola Nacional de Saúde Pública e de Medicina Tropical, do Curso de Administração Hospitalar, cuja primeira edição teve início em outubro de 1970.

Relançamento Prémio Coriolano Ferreira (2018)

Maria José Lima e Luís Eva Ferreira (filhos de Coriolano Ferreira), João Pereira (Diretor ENSP), Alexandre Lourenço (Presidente APAH), Sílvia Lopes (Coordenadora do CEAH) e Luís Graça (Professor Jubilado da ENSP)

 

Regulamento do Prémio Coriolano Ferreira

 

Nas suas edições de 2018 a 2020, o Prémio Coriolano Ferreira conta com o apoio da IQVIA, The Human Data Science Company. A IQVIA resulta da fusão entre a  IMS Health e a Quintiles. A IASIST é agora também parte da IQVIA.

 

Melhor Aluno em Administração Hospitalar – Prémio Coriolano Ferreira:

1996 – Maria Helena Felizardo Gonçalves

1997 – Maria do Rosário Corrêa de Sepúlveda

1998 – Leonor Santos Balcão Reis

2001 – Fernando Soares

2007 – Manuel Afonso Carreto Lacerda Cabral

2018 – Mavilde da Conceição Alves Vitorino

(listagem em atualização)

Coriolano Ferreira

Coriolano Ferreira

Sócio Honorário
Leonor Balcão Reis

Leonor Balcão Reis

Prémio Coriolano Ferreira 199...
Mavilde Vitorino

Mavilde Vitorino

Prémio Coriolano Ferreira 201...