A Investigação em saúde deve ser parte integrante da estratégia institucional de cada Unidade de Saúde e constitui um fator de excelência e prestígio. Para além do acesso à inovação e da melhoria do valor em saúde, a Investigação e as Boas Práticas em Investigação contribuem para a melhoria da qualidade assistencial e consequentemente deveria ser considerada uma área de investimento, que por sua vez é geradora de valor para a instituição, profissionais e utentes.
Neste âmbito, o Grupo de Trabalho da Investigação em Saúde da APAH, em parceria com a AICIB, e com o apoio técnico da MOAI Consulting, desenvolveu em 2020 o Barómetro da Investigação em Saúde.
Os resultados da 1ª Edição deste Barómetro, refletiram a realidade e perspetivas de 28 estruturas de investigação integradas em unidades hospitalares do SNS, correspondentes a 52% da totalidade da rede hospitalar.
A informação recolhida foi obtida mediante pedido de resposta a um questionário composto por 33 questões, que procuraram detalhar a rede de investigação em Saúde do país em três grandes domínios:
1) Caracterização das estruturas e equipas de investigação;
2) Definição quantitativa e qualitativa da atividade científica produzida;
3) Identificação das principais mais-valias, desafios e oportunidades que hoje em dia se impõem a estas estruturas.
Saiba mais aqui.