• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
ORADORES 7.ª CONFERÊNCIA APAH In noticia

Participação em Saúde estará em discussão na 7.ª Conferência VALOR

A Participação em saúde estará em discussão na 7ª Conferência de VALOR APAH que decorre de 18 a 19 de outubro no Hotel Vila Galé Collection no antigo Hospital de São Marcos. A Conferência que será presidida por Lino Mesquita Machado, Administrador Hospitalar e sócio n.º 104 da APAH, irá analisar, refletir e discutir os desafios e as oportunidades que se colocam atualmente ao desenvolvimento e implementação de “Modelos de gestão centrados no cidadão e na comunidade

Conheça os Oradores e o Programa da 7.ª Conferência de VALOR APAH

Como já vem sendo hábito, as Conferências de Valor APAH contam com a participação de inúmeros peritos nacionais e internacionais para nos apoiar a encontrar soluções.

Os trabalhos desta 7.ª conferência terão início no dia 18 de outubro com a APAH TALKS (18h15), que será dedicada à ”Gestão Clínica moderna baseada nas pessoas”  e para a qual contamos com uma “Talk” que estará a cargo de Jordi Varela.

Jordi Varela é um reputado gestor e médico espanhol, Doutor em medicina e diplomado em Epidemiologia (CESAM Paris), Gestão Hospitalar (ESADE) e Bioestatística (UAB). É especialista em Medicina de Família e Comunidade e docente no ESADE. Ao longo dos últimos 18 anos, Jordi Varela foi também o Diretor-Geral do Hospital Puigcerdà, do Hospital del Mar e do Hospital Sant Pau em Barcelona. É igualmente editor do blogAdvances in Clinical Management” e Presidente da Secção de Gestão Clínica da Sociedade Catalã de Gestão em Saúde e autor de inúmeras publicações científicas. 

Programa científico do segundo dia de trabalho da Conferência (19 de outubro) será composto por 4 sessões plenárias e um workshop de apresentação de soluções.  

1.ª sessão vai trazer até nós a apresentação da “Carta para a participação em Saúde” recentemente aprovada na Assembleia da República e cuja apresentação estará a cargo de Margarida SantosSofia Crisóstomo, coordenadoras do projeto “Mais Participação Melhor Saúde”.

Na 2.ª sessãoUsman Khan, Diretor Executivo do European Patient Forum, irá proferir a uma palestra dedicada à “Incorporação das expectativas das pessoas nos serviços de Saúde” e partilhará connosco o muito que está a ser feito por esta entidade na formação e participação dos utentes na melhoria dos cuidados de saúde na Europa.

Durante a manhã decorrerá ainda o Workshop “Eficiência Centrada nas pessoas” que apresentará 2 soluções que visam otimizar a eficiência e resultado dos cuidados de saúde.

Para tal contamos com Josep Monterde, da Asserta Foundation, que falará sobre “Clinical & business intelligence: aplicações práticas para promover o uso eficiente dos medicamentos e a sustentabilidade das organizações de saúde” e José Pedro Almeida, da Unilabs, que abordará a temática “Como usar a inteligência de dados para transformar a experiência de saúde e salvar vidas“.

No decurso da tarde teremos uma 3.ª sessão dedicada ao “Retorno para a sociedade do investimento em saúde”e que trará até nós Pedro Simões Coelho, da NOVA IMS, que apresentará um conjunto de estudos científicos e projetos que evidenciam o ganho significativo para o país do investimento na prevenção e nos cuidados de saúde. 

Para finalizar os trabalhos desta Conferência iremos analisar como devemos “Reformular cuidados centrados nas necessidades das pessoas” com enfoque especial na importância do desenvolvimento e consolidação de parcerias com entidades comunitárias e económicas e contaremos para esta reflexão com a palestra de Carina Dantas, Diretora de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra.

Conheça o Programa da 7.ª Conferência VALOR APAH Aqui

Esperamos por si em Braga!