EnglishPortuguese
  • Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351915780796
  • +351915780796
  • secretariado@apah.pt
Gestão Hospitalar - Xavier Corbella

Novo número da Gestão Hospitalar já disponível

A Revista Gestão Hospitalar já está em distribuição.

Nesta edição é dado destaque à entrevista a Xavier Corbella, atual Secretário-Geral da European Federation of Internal Medicine. Este reconhecido internista vem-nos falar do papel integrador e estruturante da Medicina Interna nos Hospitais.

Na mesma linha, o artigo do internista Luís Campos argumenta pela necessiade de existir uma abordagem integrada entre a Saúde e a Segurança Social face à crescente incidência de casos sociais entre doentes envelhecidos e com multimorbilidade.

David Costa e a equipa do Gabinete do Cidadão do Centro Hospitalar de São João apresentam uma análise sobre as reclamações e a sua importância enquanto mecanismo de participação dos utente, reconhecendo que não se evidenciam mudanças significativas nos processos de produção hospitalar de forma a reparar a insatisfação dos utentes.

Luís Palma Féria e colegas, do Hospital Beatriz Ângelo, descrevem o processo de implementação do programa multidisciplnar ERAS® − Enhanced Recovery After Surgery, baseado na evidência e centrado no doente, com o objetivo final de diminuir as complicações e melhorar a recuperação cirúrgica.

Ana Raquel Santos e Luísa Alves, da Saúde Açor, descrevem os pontos positivos e negativo do desenvolvimento da Telesaúde nos Açores, reconhecendo que a utilização destas ferramentas constitui um instrumento capaz de revolucionar a organização da prestação de cuidados de saúde, com ganhos explícitos de acessibilidade, de integração de cuidados e de redução de recursos financeiros.

Bruno Silva e Pedro Rodolfo, da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, apresentam o REMEDI – sistema de informação desenvolvido internamente que visa apoiar o trabalho elaborado pela central de marcações e pelos Cuidados de Saúde Primários no que diz respeito a todo o workflow de agendamento de meios complementares de diagnóstico, implementando simultaneamente o processo de desmaterialização da requisição e eliminando o trabalho administrativo.

Helena Rodrigues e Rui Santana fazem o diagnóstico da utilização da contabilidade analitica nos hospitais públicos portugueses, contribuindo com informações para reflexão, organização e sistematização de futuros trabalhos que fomentem uma utilização efetiva da contabilidade analítica na gestão e tomada de decisão.

Os Administradores Hospitalares Paula Godinho e Hugo Moreiras partilham a sua experiência na ICHOM Conference 2017, que se realizou em Washington, D.C., nos passados 25 e 26 de outubro, ao abrigo da bolsa concedida pela APAH.

Rui Santana e Silvia Lopes apresentam a razão de ser do relançamento do Prémio Coriolano Ferreira para o melhor aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar.

A Gestão Hospitalar conta ainda com várias notícias sobre as iniciativas de APAH.

Esperamos que seja do seu agrado!

Revista Gestão Hospitalar

Desde 1983, A Gestão Hospitalar acompanha a gestão de serviços de saúde em Portugal.

Conheça aqui os números anteriores desta Gestão Hospitalar em Portugal.

Gestão Hospitalar