• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Fórum Medicamento 2020 In noticia

Fórum do Medicamento promove reflexão sobre o modelo de acesso ao medicamento hospitalar

Com a experiência da resposta hospitalar adquirida durante a pandemia no acesso aos medicamentos hospitalares tem sido equacionada a possibilidade de estes poderem ser dispensados num regime de maior proximidade e respondendo às necessidades específicas dos utentes.  

Nesse sentido e cientes da exigência em repensar e desenvolver modelos com circuitos de prescrição, gestão e dispensa de medicamentos hospitalares centrados nas preferências e expectativas dos doentes a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), com o apoio da AstraZeneca, organiza a 12ª edição do Fórum do Medicamento. A iniciativa presidida por Francisco Ramos, terá lugar a 13 de novembro, e será subordinado ao tema “Acessibilidade ao medicamento * Precisamos de um novo normal?”.

Tendo em consideração as atuais limitações e à semelhança das edições anteriores o Fórum do Medicamento 2020 será emitido em Livestream no Facebook da APAH e no Canal APAH no YouTube permitindo assim a participação de todos os interessados.

Apresentação pública dos resultados do estudo ‘Acessibilidade e dispensa de proximidade ao medicamento hospitalar

À semelhança da edição anterior a moderação do Fórum do Medicamento estará a cargo de Paula Rebelo, Jornalista da RTP. A iniciativa trará até nós o estado da arte nacional e da Europa sobre o acesso ao medicamento e incluirá uma apresentação sobre a resposta da farmácia hospitalar na dispensa de proximidade na pandemia, a cargo de Paula Campos, Presidente do Colégio de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos e ainda uma apresentação sobre os modelos e realidades da dispensa de medicamentos na União Europeia e do impacto gerado pela pandemia que será realizada por Duarte Santos, Presidente do Pharmaceutical Group of European Union [PGEU]. 

Na edição deste ano faremos ainda a apresentação pública dos resultados do estudo à população “ACESSIBILIDADE E DISPENSA DE PROXIMIDADE AO MEDICAMENTO HOSPITALAR”, uma iniciativa da APAH, realizada com o apoio técnico da 2Logical, com o objetivo de perceber as expectativas e necessidades dos doentes, ou dos seus cuidadores, no processo de acesso e dispensa dos medicamentos hospitalares.  

Teremos ainda oportunidade para analisar e discutir a Estratégia Nacional para o acesso ao medicamento hospitalar, que incluirá a apresentação dos resultados do Grupo de Trabalho para a Dispensa de Proximidade de Medicamentos, criado pelo Despacho n.º 6971/2020, que estará cargo de António Faria Vaz, Vice-Presidente do INFARMED a que se seguirá o habitual debate com o vários atores do Sistema de Saúde.