• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
FdM2021 In noticia

Fórum do Medicamento 2021 vai discutir novas oportunidades de acesso

 

Na edição 2021 do FÓRUM DO MEDICAMENTO queremos promover uma reflexão sobre os modelos de acesso ao medicamento hospitalar a nível nacional e europeu. Subordinado ao tema “Acesso ao medicamento: Novas oportunidades!* iremos discutir, por um lado, de que forma o novo “Regulamento Europeu para a Avaliação de Tecnologias de Saúde” pode ser um facilitador do acesso, e por outro, conhecer a resposta hospitalar durante a pandemia no acesso aos medicamentos hospitalares e qual o seu grau de maturidade e oportunidades de melhoria.

A 13.ª edição do FÓRUM DO MEDICAMENTO, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], com o apoio da AstraZeneca, terá lugar a 19 de novembro de 2021, nas Academia das Ciências, Lisboa [evento híbrido]. À semelhança das edições anteriores a iniciativa será presidida por Francisco Ramos, estando a moderação dos trabalhos a cargo de Paula Rebelo, Jornalista da RTP. Conheça o programa:

Na 1.ª parte do programa [9h45-11h00] vamos analisar e discutir as OPORTUNIDADES E DESAFIOS NA DECISÃO DE FINANCIAMENTO DA INOVAÇÃO. Para o efeito contaremos com 2 apresentações após o que se seguirá um debate com a participação da APIFARMA e uma Associação de Doentes [EVITA]. As apresentações previstas incluem a partilha dos resultados do estudo “Patients W.A.I.T. Indicator”, realizado pela European Federation of Pharmaceutical Industries and Associations [EFPIA], e que estará a cargo de Max Newton, Senior Consultant for Global Supplier & Association Relations da IQVIA; e ainda uma análise dos impactos a nível nacional da aplicação do novo “Regulamento Europeu para a Avaliação de Tecnologias de Saúde” que será realizada por Rui Ivo, Presidente do INFARMED, I.P..

Apresentação pública dos resultados do estudo “Índex nacional de acesso ao medicamento hospitalar”

A 2.ª parte do Programa [11h15-12h45] será dedicada à ESTRATÉGIA NACIONAL PARA O ACESSO AO MEDICAMENTO NOS HOSPITAIS e contaremos para esse efeito com a apresentação pública dos resultados da 2.ª edição do estudo “Index nacional de acesso ao medicamento hospitalar“, uma iniciativa APAH realizada com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos e suporte científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Prof. Sofia de Oliveira Martins

A edição 2021 do Fórum do Medicamento terá à semelhança das edições anteriores um formato híbrido. A participação presencial está sujeita a inscrição prévia com limite de lotação em concordância com as normas sanitárias em vigor. A participação virtual ocorrerá em Livestream no Facebook da APAH e no Canal APAH no YouTube.

Saiba mais sobre o FÓRUM DO MEDICAMENTO aqui Fórum do Medicamento — APAH