• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Mesa-Redonda-1-ORADORES In noticia

APAH promove”Programa de Aceleração Tecnológica na Saúde”

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH] com o apoio institucional dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde [SPMS], e a parecia da Ordem dos Médicos [OM] e da Associação Portuguesa de Telemedicina [APT] e apoio técnico da Novartis Portugal e Microsoft Portugal, lança o PROGRAMA DE ACELERAÇÃO TECNOLÓGICA NA SAÚDE, uma aposta na partilha de conhecimento e boas práticas como forma de capacitar todos os intervenientes na área da saúde para a utilização das ferramentas digitais.

O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO TECNOLÓGICA NA SAÚDE arranca no dia 25 de junho [18h30] e é composto por 2 mesas redondas digitais e por 2 Programas formativos e-learning dirigidos a profissionais de saúde e que serão disponibilizados na ACADEMIA APAH Digital.

O contexto da Covid-19 trouxe uma oportunidade única de acelerar a utilização da telemedicina como forma de combater, não só as consultas perdidas, mas também de cumprir as listas de espera e os tempos de resposta para consultas. De acordo com o Portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde [SNS], as consultas de telemedicina aumentaram cerca de 35% entre janeiro e abril deste ano face ao período homólogo de 2019, e só no mês de abril de 2020 aumentaram cerca de 50% face ao mesmo período do ano passado. 

É a pensar na aceleração desta aposta que a APAH lança o PROGRAMA DE ACELERAÇÃO TECNOLÓGICA NA SAÚDE, dirigido a todos os Hospitais e Agrupamentos de Centros de Saúde [ACEeS] do SNS e a todos os seus profissionais de saúde e de gestão e que contempla uma componente formativa com módulos temáticos e dirigidos aos públicos alvo.

A iniciativa pretende partilhar as boas práticas e motivar os profissionais de saúde a tirarem o máximo partido das ferramentas digitais que lhes permitam melhorar a articulação entre as estruturas de saúde, potenciando o trabalho colaborativo e melhorando a comunicação, o que se traduz em ganhos ao nível da otimização de recursos, com uma resposta mais célere e benéfica para o doente, tornando a saúde mais próxima e inclusiva.

De acordo com Alexandre Lourenço, Presidente da APAH,

“Este é o momento certo para reforçar a aposta na telessaúde. A pandemia impôs a utilização imediata destes recursos e, por isso, é urgente dotar todos os intervenientes das ferramentas necessárias para que possam ser utilizadas de uma forma eficaz e efetiva. As boas práticas têm que ser partilhadas, de modo a que as mais-valias sejam claras para todos”.

O PROGRAMA contempla a realização de duas mesas redondas digitais, uma delas com o objetivo de potenciar a colaboração em rede e outra para aumentar a proximidade através da telessaúde. Em paralelo o projeto envolve a disponibilização em acesso universal através da ACADEMIA APAH Digital de Programas de formação e-learning para dotar os profissionais das ferramentas necessárias para potenciar o trabalho colaborativo e optimizar a proximidade com o cidadão através da telessaúde.

O 1º Seminário web será dedicado a “POTENCIAR A COLABORAÇÃO EM REDE” e decorrerá dia 25 de junho [18h30] e será moderado por Alexandre Lourenço, Presidente da APAH tendo como oradores:

  • Cristina Campos, Diretora Geral Novartis Portugal;
  • Luís Goes Pinheiro, Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde [SPMS];
  • Maria Neto, Delegada de Saúde Regional do Norte, ARS Norte;
  • Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos; e
  • Paula Panarra, Diretora Geral MIcrosoft Portugal.

Para participar deve proceder à sua INSCRIÇÃO ou pode assistir LIVE no Facebook da APAH