Constituição grupo de trabalho
Cláudia Almeida
Filipa Sabino
Graça Telo Gonçalves
Joana Cachulo
Miguel Papança
Nila Bradacim (sócia nº 694)
Vanessa Nicolau
Integração de Cuidados
O Grupo de Trabalho para a Integração de Cuidados deverá ter como papel fundamental a promoção de uma abordagem mais coordenada e eficiente no e com o sistema de saúde.
O Grupo tem como principal missão o estudo da integração dos cuidados de saúde, por forma a gerar e disseminar conhecimentos especializados sobre este tema. Ao fazê-lo, o grupo fortalece as competências necessárias para uma existência de cuidados de saúde mais integrados, onde os diferentes níveis — primários, secundários e terciários — possam funcionar de forma mais harmoniosa e complementar.
O Grupo também pretende atuar no desenvolvimento de programas formativos destinados especificamente para apoiar os administradores hospitalares e outros gestores de saúde, capacitando-os no âmbito da implementação dos processos de integração de cuidados dentro de suas unidades. Assim, o grupo poderá tornar-se num suporte robusto para a aplicação prática do modelo atual de organização de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS), alinhado com as diretrizes de integração.
A atuação do grupo poder-se-á tornar ainda mais relevante num contexto como o português, onde a fragmentação dos cuidados entre diferentes niveis, gera desafios na continuidade e na qualidade da prestação.
A missão do grupo não terá apenas impacto direto na melhoria da gestão hospitalar, mas também na qualidade da prestação de cuidados ao paciente, promovendo uma visão de saúde mais holística, onde a comunicação e a cooperação entre diferentes profissionais e níveis de atenção são primordiais.
Trabalho Desenvolvido:
Participação na 13ª Conferência de Valor, sob a forma de webinares:
- Integração de cuidados: implementação em percursos clínicos.
- Experiências do Setor Público, Social e Privado no processo de Integração de Cuidados Integração de cuidados: Atualização de conceitos com a Academia A importância do cuidador informal no processo de prestação de cuidados
- A importância do cuidador informal no processo de prestação de cuidados
- Diferentes perspetivas sobre a integração de cuidados: da gestão de topo à gestão operacional
- Integração com os Cuidados Continuados e Cuidados Paliativos
- Integração de cuidados: implementação em percursos clínico
- Realização de artigo " Reunir e Partilhar Experiencias) revista APAH n.º 37: Gestão Hospitalar.
O grupo encontra-se, atualmente, a desenvolver a Análise dos Resultados do Barómetro de Integração de Cuidados, com o intuito de elaborar um conjunto de sugestões de melhoria para uma nova aplicação do instrumento.
(Chamada para rede fixa nacional)
(Chamada para rede móvel nacional)
Alguma questão?