EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351 21800 89 48
  • +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
prémio healthcare excellence

Prémio Healthcare Excellence

O Prémio Healthcare Excellence – Best Hospital Administration Practices for the Future visa distinguir a excelência na gestão de unidades de saúde, reconhecendo as boas práticas no domínio da melhoria do serviço aos utentes, promovendo a sua partilha e incentivando a sua consolidação. Esta iniciativa resulta da parceria entre a APAH e a AbbVie, Lda.

Entre as candidaturas são selecionados projetos para apresentação e defesa pelos autores em Sessão Pública.

 

Prémio Healthcare Excellence 2018 – 5.ª Edição

A APAH e a AbbVie, Lda promovem em 2018 a 5.ª edição do Prémio Healthcare Excellence.

Podem candidatar-se ao Prémio Healthcare Excellence equipas de profissionais de saúde, que integrem administradores hospitalares e gestores de unidades de saúde, públicas e privadas, cujos projetos desenvolvidos tenham sido implementados no ano de 2017 e que tenham resultado numa melhoria da segurança, do acesso, da eficiência e/ou dos resultados de saúde obtidos.

As candidaturas ao Prémio Healthcare Excellence, edição 2018, estão abertas de 1 de maio a 30 de junho de 2018, sendo formalizadas mediante a apresentação de uma descrição resumida do projeto, que permita compreender e evidenciar o seu contributo, submetida online para o email secretariado@apah.pt.

Regulamento 2018

 

 

Prémio Healthcare Excellence 2017

Em 2017 a sessão realizou-se no próximo dia 20 de outubro, em Évora no Hotel Vila Galé. No decurso desta sessão será eleito pelo júri o vencedor da edição 2017 do Prémio Healthcare Excellence, sendo-lhe atribuído um Prémio no valor de 5.000 euros.

As candidaturas ao Prémio Healthcare Excellence foram avaliadas por um júri independente que integra 4 profissionais de reconhecido mérito na área da saúde, a quem pertenceu a seleção dos melhores projetos.  avaliação dos projetos, que teve como critérios a inovação e a replicabilidade, esteve a cargo de Margarida França (APAH), Pedro Alexandre (Vogal do Conselho Diretivo da ACSS), Alfredo Lacerda de Cabral (Administrador Hospitalar do Hospital Garcia da Orta) e Miguel Múrias Mauritti (jornalista do Saúde Online).

A 4ª Edição do Prémio Healthcare Excellence recebeu um total de 19 candidaturas, provenientes de hospitais de norte a sul do país. Entre os finalistas estiveram projetos do Centro de Medicina e Reabilitação Rovisco Pais, Instituto Português de Oncologia do Porto, Hospital Beatriz Ângelo, Hospital de Braga, Hospital de Cascais e Unidade Local Saúde de Matosinhos.

Prémio Healthcare Excellence

 

Premiados em edições anteriores

1.º Edição – Prémio Healthcare Excellence 2014

Vencedor: Inteligência Clínica – Centro Hospitalar de São João

A sessão pública de apresentação e entrega de prémios decorreu nos dias 11 e 12 de Abril de 2014 no Palace Hotel Monte Real− Leiria. Esta iniciativa incluiu várias conferências, workshops e a apresentação de projetos de melhoria e inovação na área da saúde, com a participação de vários hospitais. Traduzindo a excelência do que de melhor se faz em Portugal na área, o projeto vencedor foi o do Centro Hospitalar de S. João, E.P.E., intitulado “Inteligência Clínica” e dirigido pelo Engenheiro José Pedro Almeida.

Prémio Healthcare Excellence 2014

Prémio Healthcare Excellence 2014

2.º Edição – Prémio Healthcare Excellence 2015

Vencedor: Implementação da metodologia KAIZEN DIÁRIO, com as equipas naturais envolvidas na atividade do Bloco Operatório no Hospital de Santo António (HSA) – Centro Hospitalar do Porto

A sessão pública de apresentação e entrega de prémios decorreu no dia 1 de junho, no Hotel Praia D’El Rey Marriott, em Óbidos. Nesta sessão estiveram presentes 11 equipas de saúde, provenientes de hospitais de norte a sul do país: Centro Hospitalar da Cova da Beira, Centro Hospitalar de Coimbra, Centro Hospitalar do Porto, Hospital de Braga, Hospital de Vila Franca de Xira, Hospital Distrital da Figueira da Foz, Instituto Português de Oncologia do Porto e Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. O prémio, no valor de 5.000€, foi atribuído ao Centro Hospitalar do Porto, com o projeto “Implementação da metodologia KAIZEN DIÁRIO com as equipas naturais envolvidas na atividade do Bloco Operatório do HGSA − CHP”. A elevada qualidade dos projetos apresentados a concurso tornou a competição renhida até ao último momento, agradecendo-se especialmente a colaboração do elemento da Comissão Parlamentar da Saúde, Deputado Batista Leite, que neste ano se juntou ao júri da direção da APAH.

Premio Healthcare Excellence 2015

Premio Healthcare Excellence 2015

3.º Edição – Prémio Healthcare Excellence 2016

Vencedor: Capacitar para Melhor Cuidar – O cuidador no Projeto Vida Ativa – Hospital Vila Franca de Xira

1.ª Menção Honrosa: Healthcare Insight, Gestão por Objetivos – Hospital Figueira da Foz

2.ª Menção Honrosa: ARPAT: Aplicação de Registo de Pedidos de Altas e Transferências – Centro Hospital Lisboa Central

Prémio Healthcare Excellence 2016

Prémio Healthcare Excellence 2016

A sessão pública de apresentação e entrega de prémios decorreu no dia 27 de junho no Hotel Praia D’El Rey Marriott, em Óbidos, durante o qual foram apresentados os dez projetos finalistas e distinguidos os três melhores no que diz respeito ao aperfeiçoamento do serviço prestado aos doentes.

Entre os finalistas, estiveram projetos do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, do Centro Hospitalar Lisboa Central, do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Distrital da Figueira da Foz, do Hospital Garcia de Orta, do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães e do Hospital de Vila Franca de Xira, o único com dois projetos selecionados para a final.

O júri, constituído por 4 elementos (Margarida França, da APAH, Ricardo Mestre, da ACSS, Regina Sequeira Carlos, da ARSLVT, e a jornalista da TSF Sofia Morais), decidiu atribuir o prémio monetário de cinco mil euros, a um dos projetos do Hospital de Vila Franca de Xira. Foi também atribuída uma primeira menção honrosa ao projeto apresentado pelo Hospital Distrital da Figueira da Foz e uma segunda ao projeto apresentado pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central.

O projeto vencedor foi apresentado pelo Hospital Vila Franca de Xira – “Capacitar Para Melhor Cuidar”, que está a ser desenvolvido desde 2015, e tem por base uma consulta ativa, que identifica e depois prepara cuidadores informais para prestar cuidados no domicílio a doentes em pós-operatório na área da cirurgia ortopédica programada. Apesar da simplicidade, esta iniciativa consegue um elevado retorno, ao permitir antecipar várias altas, com benefícios a nível do hospital, que vê melhorar a sua demora média e taxa de reinternamento, e também ao nível do doente, que conclui a sua convalescença num ambiente mais familiar e confortável, e que vê reduzido o seu risco de infeção nosocomial.

O Hospital Distrital da Figueira da Foz foi distinguido com uma menção honrosa pelo projeto “Healthcare Insight – Gestão por Objetivos”, uma plataforma de business intelligence e benchmarking, que resultou em impactos positivos ao nível da produtividade, eficiência, efetividade e qualidade dos cuidados prestados por aquela unidade.

A segunda menção honrosa foi para o projeto “ARPAT – Aplicação de Registo de Pedidos de Altas e Transferências”, desenvolvido pelo Centro Hospitalar Lisboa Central, uma ferramenta informática criada para gerir pedidos de transferências, altas, óbitos e emissão de etiquetas, entre as Unidades de Internamento e a Urgência Geral Polivalente. O projeto foi depois alargado às admissões urgentes e pro- gramadas, ao pré-registo da cirurgia e à gestão de camas

page49image2238615152