EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351 21800 89 48
  • +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
3F

3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro

O 3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro é uma iniciativa Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da Roche e desenvolvimento IQVIA e que pretende tornar a saúde uma prioridade.

Esta iniciativa juntou vários especialistas com o mesmo objetivo: reconhecer os principais obstáculos que afetam o financiamento dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, identificar ineficiências na rede de prestação de cuidados e desenvolver possíveis soluções que permitam a melhoria e evolução do modelo de prestação de cuidados de saúde em Portugal.

O modelo de organização e financiamento dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem sido alvo de discussão nos últimos tempos. Muitos intervenientes do setor da saúde acreditam que este deve ser reformulado.

Não existindo mais fundos disponíveis, o foco deverá passar pela otimização do modelo organizacional impulsionado pelo modelo de financiamento, tornando a saúde uma prioridade.

3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro

O projeto foi estruturado em quatro fases que cumprirão os seguintes objetivos específicos:

  1. Analisar os modelos de financiamento atuais dos hospitais portugueses;
  2. Promover a discussão de potenciais soluções de financiamento hospitalar que permitam a criação de valor para os doentes;
  3. Desenvolver projetos-piloto em hospitais para testar as soluções de financiamento identificadas.

Os resultados do projeto foram apresentados no dia 10 de outubro de 2018, com a apresentação de um relatório e ainda a apresentação de dois projeto-piloto em dois hospitais públicos portugueses: Instituto Português de Oncologia do Porto e Centro Hospitalar de Trás-dos-Montes e Alto Douro.

A definição do modelo de financiamento foi realizada em três sessões de trabalho com os temas Acesso, Resultados em Saúde e Sustentabilidade. Destas sessões de trabalho resultaram 10 recomendações que apresentam um papel essencial para a melhoria do modelo de organização e de financiamento do Serviço Nacional de Saúde.

3F - Financiamento, Fórmula para o Futuro

3F – Iniciativas

As 90 iniciativas apresentadas resultaram das sessões de trabalho realizadas onde foram identificadas e discutidas soluções ao contexto de financiamento atual da saúde em Portugal, que possibilitassem reduzir o desperdício e promover a inovação. Parte destas iniciativas constituíram a estrutura dos projetos-piloto a implementar.

As 90 iniciativas que foram agrupadas em: Gestão da Doença, Integração de Cuidados, Resultados em Saúde e Prevenção e Promoção da Saúde:

  • Resultados em Saúde: Medição de resultados clínicos centrados no doente permitindo uma visão holística dos cuidados prestados, garantindo a melhoria contínua dos serviços de saúde e da excelência clínica e possibilitando a avaliação dos serviços e o alinhamento com a estratégia de saúde definida.
  • Integração de Cuidados: Integração dos cuidados primários, secundários e continuados como forma de promover a eficiência do sistema de saúde através do estabelecimento de estratégias e objetivos comuns aos diferentes níveis de prestação de cuidados.
  • Gestão da Doença: Aumento da responsabilização do doente na gestão da sua saúde e da sua doença garantindo a continuidade do acompanhamento prestado pelo SNS na comunidade através da educação para a saúde e da colaboração de prestadores, cuidadores, farmácias, autarquias, IPSS e demais associações.
  • Prevenção e Promoção da Saúde: Educação, responsabilização e participação dos diferentes profissionais de saúde de forma a garantir a prevenção da doença, a promoção de um estilo de vida saudável e a correta e racional utilização dos serviços de saúde.

Ambos os projetos piloto têm como objetivo abandonar as modalidades de pagamento baseadas em volume de cuidados e limitadoras da inovação nos modelos de prestação e cuidados. Assim, têm como ambição criar um ecossistema promotor da inovação da prestação de cuidados entre os vários níveis de cuidados de saúde, setor social e parceiros comunitários.

3F - Financiamento, Fórmula para o Futuro

Estudo: A saúde é uma prioridade?

No âmbito do projeto 3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro pretendeu-se auscultar a população portuguesa acerca do tema do financiamento em saúde.

Neste estudo pretendeu-se, concretamente, conhecer a opinião dos portugueses acerca de:

  • Importância e facilidade de acesso a cuidados médicos;
  • Utilização e avaliação de hospitais públicos e hospitais privados;
  • Modos de financiamento da saúde em Portugal;
  • Participação da sociedade.
3F - Financiamento, Fórmula para o Futuro