A publicação semanal de estimativas semanais de recursos COVID-19 é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) com o contributo essencial da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e da GLINTT – Global Intelligent Technologies (GLINTT).
Com esta publicação, é objetivo das entidades parceiras contribuir para melhorar a resposta nacional à pandemia COVID-19, e promover o espírito de colaboração para melhorar a capacidade de previsão e de planeamento de recursos hospitalares. Neste sentido a ferramenta utilizada e os pressupostos utilizados são de livre acesso.
As estimativas são calculadas através da utilização da ferramenta Adaptt – Surge Planning Tool desenvolvida pela APAH e pela GLINTT, em colaboração com a Organização Mundial de Saúde, tendo as entidades portuguesas acordado em libertar a ferramenta em open source. Desde abril que, a Adaptt é uma ferramenta disponível universalmente podendo ser descarregada aqui
Estimativas de recursos COVID-19
Os valores apresentados referem-se à previsão da utilização de recursos a 13 de novembro.
As estimativas são apresentadas por região de saúde do Continente.
As estimativas consideram dois cenários de progressão da infeção através da análise de sensibilidade de variação do Rt em +/- 2% em cada região de saúde. O cenário otimista baseia-se na redução de 2% do Rt, e o cenário pessimista baseia-se no aumento de 2% do Rt.


Tal como a ferramenta, os pressupostos utilizados para o cálculo das estimativas são públicos e atualizados semanalmente de acordo com a evolução epidemiológica e utilização hospitalar.
Pressupostos das estimativas
Dados epidemiológicos
As estimativas publicadas consideram os dados publicados pela Direção-geral de Saúde, a 5 de novembro, através do Relatório de Situação nº 248.
A ADAPTT permite modelar as estratégias de mitigação e de supressão e respetivos momentos de levantamento das restrições. As estimativas consideram a otimização dos parâmetros do modelo SIR obtida pela minimização de uma medida de erro de previsão face aos dados reportados no histórico.
Dados de utilização de camas hospitalares
- % de doentes internados sobre total casos ativos estimada para o momento atual da curva epidemiológica é de 7%.
- % de internamento média por tipologia de cama disponibilizados pela SPMI.

- Modelação da dinâmica de internamento de acordo com demora média disponibilizada pela SPMI:

Dados de recursos humanos hospitalares
- Ratio doentes/ médico (valores disponibilizados pela SPMI)

- Ratio doentes/ enfermeiro (valores disponibilizados pela SPMI)

- Ratio doentes/ técnicos auxiliares de saúde (valores disponibilizados pela SPMI)

Para mais informações sobre a ferramenta Adaptt consulte: