Dedicada ao tema “Cuidados de Saúde Primários para Todos” a 17.ª Conferência de VALOR APAH irá realizar-se nos dias 15 e 16 de maio de 2026, na Pousada Serra da Estrela, Covilhã.
Num contexto de profunda transformação do Serviço Nacional de Saúde, o reforço dos cuidados de saúde primários é determinante para a equidade no acesso, a integração de cuidados e a sustentabilidade do sistema. Este é sem dúvida um tema central para todos os que contribuem para a definição, implementação e evolução das políticas e práticas e de saúde.
Esta edição terá como Chairman, Carlos Vaz, Administrador Hospitalar e Presidente do Conselho de Admnistração da ULS do Nordeste. A escolha do Dr. Carlos Vaz para presidir aos trabalhos desta Conferência assenta no seu percurso exemplar em termos de liderança e gestão dos serviços de saúde em Portugal, pelo que será sem dúvida uma inspiração e uma mais valia para o sucesso desta edição.

Conheça o PROGRAMA da 17.ª Conferência de VALOR APAH e os Keynotes já confirmados:

Jan De Maeseneer
Médico de família e referência internacional nos cuidados de saúde primários,dedicou mais de quatro décadas à prática clínica, investigação e desenvolvimento de políticas de saúde, com impacto a nível europeu e global. Para o Professor Jan De Maeseneer, os Cuidados de Saúde Primários são o espaço onde se constrói proximidade, confiança e resposta às reais necessidades das pessoas e das comunidades e assumem um papel fundamental na construção de sistemas de saúde mais justos e humanos.

Alexandre Gouveia
Médico de família e investigador com percurso internacional, desenvolve a sua atividade clínica e académica na Suíça, contribuindo para a reflexão sobre a transformação dos sistemas de saúde, a inovação em cuidados de saúde primários e a integração de cuidados. Alexandre Gouveia considera que “o futuro dos cuidados de saúde depende da capacidade de combinar conhecimento clínico sólido com novas ferramentas digitais e modelos colaborativos de trabalho”.
Conheça o Painel da Sessão “A Jornada dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal: de onde viemos e para onde vamos?” que reúne quatro vozes incontornáveis do setor da saúde em Portugal para uma reflexão estratégica sobre a evolução e o futuro dos cuidados de saúde primários.

As Conferências de VALOR APAH são uma iniciativa de referência na gestão em saúde, promovendo a criação de valor através da análise de temas atuais e determinantes para o futuro dos hospitais e do Sistema Nacional de Saúde.
Direcionadas a todos os profissionais ligados à gestão em saúde, estas conferências fomentam a partilha de conhecimentos e boas práticas, a exploração de novas abordagens e a consolidação de sinergias entre todos os stakeholders do setor.
Desde 2017, as Conferências de VALOR APAH tornaram-se um espaço privilegiado de debate e reflexão estratégica, reunindo líderes nacionais e internacionais em cada edição.
Saiba mais:






