A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), juntamente com a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) e a Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), integra o consórcio que se constituiu como parceiro estratégico do Grupo BMJ e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), para a co-organização do International Forum on Quality and Safety in Healthcare que terá lugar em Lisboa, em abril de 2027.
Neste contexto, a edição de 2026 que decorrerá em Oslo, Noruega, de 9 a 11 de março, assume particular relevância, representando um momento-chave de aprendizagem, partilha e envolvimento da comunidade internacional que irá convergir em Lisboa no próximo ano.
A ‘passagem do testemunho’ será assinalada no último dia da Conferência de Oslo, na sessão ‘Planning for Lisbon 2027‘, que reunirá a organização do Congresso de Oslo e o consórcio português, como forma de antecipação e preparação do Fórum 2027. Destaque também para a presença da Diretora Geral da Saúde de Portugal, Rita Sá Machado, na Sessão de Encerramento, dia 11 de março (17h00).
O International Forum on Quality and Safety in Healthcare teve início em Londres, em 1996, sendo atualmente um dos mais relevantes encontros internacionais dedicados à melhoria da qualidade e da segurança dos cuidados de saúde.
A edição de 2026, que assinala os 30 anos da iniciativa, será dedicada ao tema “The Power of Us: Strengthening Systems and Deepening Resilience to Improve Quality in Health and Care”, e irá reunir profissionais e líderes de todo o mundo, promovendo a partilha de experiências, abordagens inovadoras e soluções práticas para os desafios atuais, com foco na melhoria contínua da qualidade e segurança do doente. O programa inclui sessões plenárias, workshops interativos e estudos de caso internacionais, num ambiente que privilegia a aprendizagem colaborativa e o reforço de redes profissionais.
A APAH incentiva a participação dos profissionais e líderes da saúde portugueses nesta edição, como forma de contribuir ativamente para a construção do caminho até Lisboa 2027 e de reforçar o posicionamento de Portugal no debate internacional sobre qualidade e segurança em saúde.






