A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) promove em 2026, a 6ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde”, uma iniciativa que conta pelo sexto ano consecutivo com a consultoria técnica da nobox e o apoio da Gilead Sciences.
A iniciativa tem como objetivo estimular e facilitar a mudança nas instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), reconhecendo a necessidade de potenciar o capital humano e dotar os profissionais de saúde das competências necessárias para que assumam um papel ativo de liderança na gestão da mudança.
INTEGRAÇÃO DE CUIDADOS HOSPITALARES E CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS
A 6ª Edição da Bolsa tem como tema estruturante “Integração de cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários“. Neste contexto, qualquer instituição do Serviço Nacional de Saúde poderá candidatar-se a esta Bolsa com um projeto que vise uma melhor articulação dos cuidados hospitalares com os cuidados de saúde primários, numa área patológica ou relevante para um segmento específico de doentes, evidenciando os ganhos em saúde que decorrem dessa melhor articulação. A temática pode estar relacionada com a jornada geral de um determinado grupo de doentes, ou então sub segmentado em aspetos relacionados com o diagnóstico, tratamento e/ou seguimento de uma determinada doença.
OBJETIVOS
A Bolsa “Capital Humano em Saúde” é uma oportunidade para as organizações de saúde selecionadas poderem:
- construir e implementar soluções inovadoras e pragmáticas para resolver problemas concretos reconhecidos como relevantes para a melhoria dos cuidados e a motivação dos profissionais;
- desenvolver e aplicar boas práticas de gestão de projeto e gestão da mudança nos projetos selecionados;
- dotar os profissionais das equipas de projeto com o conhecimento, métodos e ferramentas que lhes permita promover e liderar a mudança efetiva nas suas realidades, com os projetos propostos.
A Bolsa destina-se a apoiar projetos do SNS que promovam uma melhor articulação dos cuidados e ganhos efetivos em saúde, oferecendo consultoria especializada para a implementação das iniciativas vencedoras.
ESTRUTURA DA BOLSA
A 6ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” procura apoiar as ULS participantes na transição para um novo modelo de cuidados, através de um programa de apoio e consultoria especializada para a construção e implementação de um Projeto de Mudança, dividido em 2 fases:
Fase 1 – Bootcamp “Desafios da Integração” – Fase inicial em formato presencial (bootcamp intensivo de 1 dia) com as 10 melhores candidaturas, para apoio à construção do projeto a 10 instituições.
Fase 2 – Do projeto à implementação – Gerir os desafios da implementação da mudança: nesta etapa as duas equipas vencedoras dispõem de uma bolsa de 50 horas cada, para trabalhar com a nobox, na implementação do seu projeto.
CANDIDATURAS
As candidaturas são formalizadas através da submissão de uma versão resumida de um(a) Oportunidade/Problema relacionado com a Integração de Cuidados Hospitalares e Cuidados de Saúde Primários e devem ser submetidas entre 5 de janeiro e 15 de fevereiro de 2026 através de Formulário.
Consulte o REGULAMENTO.
Reveja o Webinar de esclarecimentos e consulte a apresentação que o ajudará a esclarecer todas as suas dúvidas relativas ao processo de candidatura, com explicações detalhadas e dicas para tornar o seu projeto mais sólido, focado e orientado para resultados.
Saiba mais sobre a Bolsa “Capital Humano em Saúde”:






