Já está disponível a última edição da Revista Gestão Hospitalar (RGH #42) que inclui uma entrevista ao Diretor Executivo do SNS.
Nesta entrevista, Álvaro Almeida aborda a criação da Direção Executiva do SNS e apresenta os principais eixos para o seu funcionamento e evolução. O responsável defende que a DE-SNS “não se pode substituir aos Conselhos de Administração locais, apenas deve coordenar a sua atuação de modo a assegurar que as decisões de uma unidade não vão afetar negativamente a gestão das outras unidades”.
Para além destas rubricas habituais [História da Saúde, Saúde Pública, Auditoria Interna, Direito Biomédico e Voz do Cidadão], esta edição inclui ainda várias análises sobre gestão e inovação, como o uso da Inteligência Artificial na Administração da Saúde, a estratificação pelo risco, a transformação do conhecimento hospitalar e a análise de custo-efetividade do rastreio do cancro do cólon e reto. O tema da Sustentabilidade propõe uma visão dos hospitais como agentes de um futuro saudável e sustentável.
Destaque também para os projetos vencedores da 5.ª edição da Bolsa Capital Humano em Saúde, que apresentam abordagens inovadoras à integração de cuidados e à saúde da mulher no SNS.
Por último, o projeto Green Hospitals reforça o compromisso do setor com a eficiência energética.
Com uma visão multidisciplinar e crítica, esta edição convida leitores e profissionais a repensar o sistema de saúde português sob uma perspetiva mais humana, tecnológica e sustentável.
Aceda à versão digital aqui.