É com enorme pesar que informamos da morte do nosso colega e amigo Delfim Rodrigues.
Delfim Rodrigues é uma das figuras mais marcantes da administração hospitalar em Portugal, e deixa um legado profundo no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Com formação inicial em Direito, rapidamente enveredou pela Administração Hospitalar, onde se destacou desde os anos 80 pelo seu rigor, visão estratégica e compromisso com o serviço público.
Ao longo de mais de quatro décadas, assumiu cargos de elevada responsabilidade, como Diretor-Geral dos Hospitais, Diretor-Geral da Saúde e Presidente da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. Foi também presidente do Hospital de Guimarães e coordenador do Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária, onde liderou uma transformação inovadora no modelo de prestação de cuidados, aproximando os serviços de saúde das casas dos cidadãos.
Distinguido nacional e internacionalmente — incluindo pelo Presidente dos EUA, Ronald Reagan, e pelo Governo português com a Medalha de Mérito em Saúde — Delfim Rodrigues é, sem dúvida, um dos grandes arquitetos da modernização do SNS, tendo contribuído de forma exemplar para a sua humanização, eficiência e sustentabilidade.
O seu velório decorrerá hoje, a partir das 18h00, na Igreja de S. Gualter, em Guimarães. O funeral será realizado amanhã, às 11h00, a partir da mesma igreja.
A APAH endereça à sua família e amigos, as suas mais sentidas condolências.
Saiba mais sobre Delfim Rodrigues aqui.
Reveja também a entrevista a Delfim Rodrigues publicada na RGH 40.