O projeto IntegraCare+, da Unidade Local de Saúde da Arrábida e o projeto Interrupção integrada: o caminho certo da mulher no SNS, da Unidade Local de Saúde da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, foram os vencedores da 5ª edição da Bolsa Capital Humano em Saúde.
Estes projetos avançam para a fase seguinte, beneficiando de apoio especializado para a sua implementação.
“São projetos que procuram melhorar a forma como as equipas funcionam e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforçou Xavier Barreto, presidente da APAH.
Além dos vencedores, os trabalhos candidatos foram: “Rumo à excelência nos Cuidados Integrados: Fortalecer a comunicação na ULS Loures/Odivelas”, da ULS de Loures/Odivelas; “Projeto +Proximidade” da ULS S. José; “Prescrição Social” da ULS Litoral Alentejano; “Ideias em Movimento: Desbloquear um mundo de oportunidades” da ULS Alto Alentejo; “Comunicação entre as unidades funcionais dos Cuidados de Saúde Primários e a Farmácia Hospitalar” da ULS Coimbra; “Desafios para a integração transversal da gestão da qualidade em contexto ULS”, da ULS Gaia e Espinho; “Héracles”, da ULS S. João; e “Criação da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos e Constituição do Serviço Integrado de Cuidados Paliativos”, da ULS Barcelos/Esposende.
A sessão de apresentação dos projetos da 5ª edição da Bolsa Capital Humano em Saúde decorreu no dia 4 de abril no Dolce Camporeal Lisboa, em Torres Vedras, onde os 10 projetos finalistas fizeram a sua apresentação perante o Júri da iniciativa.
O júri desta edição foi constituído por Alfredo Lacerda Cabral, administrador hospitalar e chairman da 15.ª Conferência de Valor da APAH; Catarina Paulino, administradora hospitalar e membro da Direção da APAH; Lurdes Ponciano, enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde do Oeste; Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos; e Tamara Milagre, presidente da EVITA.
A Bolsa Capital Humano em Saúde é uma iniciativa APAH que conta pelo quinto ano consecutivo com a consultoria técnica da nobox e o apoio da Gilead Sciences e que visa estimular a mudança nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) através do fortalecimento do capital humano. Sob o tema “Como gerir a transição para a ULS, para mais colaboração das pessoas e melhor integração de cuidados“, esta edição recebeu candidaturas de diversas Unidades Locais de Saúde (ULS).
As bolsas atribuidas consistem num programa de apoio e consultoria especializada para a construção e implementação dos projeos.
Reveja a apresentação de cada projeto clicando na galeria de imagens. Aceda também à Playlist da Bolsa Capital Humano em Saúde disponivel do Canal Youtube da APAH.
- Rumo à excelência nos Cuidados Integrados: Fortalecer a comunicação na ULS Loures/Odivelas – ULS Loures/Odivelas
- Projeto +Proximidade – ULS de São José
- IntegraCare+ – ULS da Arrábida
- Prescrição social – ULS do Litoral Alentejano
- Ideias em movimento: Desbloquear um mundo de oportunidades – ULS do Alto Alentejo
- Comunicação entre as unidades funcionais dos Cuidados de Saúde Primários e a Farmácia Hospitalar – ULS de Coimbra
- Desafios para a integração transversal da gestão da qualidade em contexto ULS – ULS de Gaia/Espinho
- Héracles – ULS de São João
- Interrupção integrada: o caminho certo da mulher no SNS – ULS da Póvoa de Varzim/Vila do Conde
- Criação da equipa comunitária de suporte em Cuidados Paliativos e constituição do Serviço Integrado de Cuidados Paliativos – ULS de Barcelos/Esposende
- Projetos finalistas e Júri
- Júri da da 5ª Edição