A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) decidiu instituir em 2025 o Prémio Eduardo Sá Ferreira, com o objectivo de incentivar a investigação científica e a produção de conhecimento no domínio da Administração Hospitalar.
Sendo desde logo uma clara homenagem ao fundador da Associação, o Prémio visa reconhecer trabalhos de investigação que apresentem contributos inovadores e relevantes para o desenvolvimento da gestão hospitalar em Portugal, fortalecendo a capacidade de resposta das Instituições de saúde e promovendo a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
O Prémio será atribuído bienalmente ao melhor artigo na área da Administração Hospitalar publicado por um Administrador Hospitalar.
O valor monetário do Prémio é de € 4000 euros (quatro mil euros).
Os artigos para a primeira edição devem ter sido publicados entre 1 de outubro de 2023 e 30 de setembro de 2025.
Os interessados em concorrer ao Prémio poderão candidatar-se até ao dia 1 de outubro de 2025, enviando o artigo publicado para o endereço eletrónico secretariado@apah.pt, com o assunto “Prémio Eduardo Sá Ferreira”, com a identificação do candidato, que inclui o número de associado da APAH.
As candidaturas serão avaliadas por um Júri, de acordo com critérios de relevância, inovação, rigor metodológico e aplicabilidade prática dos resultados.
O Júri desta edição é constituido por cinco administradores hospitalares designadamente José Carlos Lopes Martins (Presidente do Júri), Alexandre Lourenço, Ana Escoval, Ana Paula Harfouche e Margarida França.
Consulte o Regulamento.