No passado dia 6 de novembro, o Governo de Portugal assinou, com a FESAP e a Frente Sindical, um novo Acordo Plurianual para valorização dos trabalhadores da Administração Pública, para o período 2025 – 2028.
Nesse acordo, designadamente no ponto relativo a carreiras, foi acordado que a carreira de Administração Hospitalar será revista, pondo fim a mais de duas décadas de injustiça a que têm sido sujeitos os administradores hospitalares portugueses. Prevê-se que o processo de negociação se encete formalmente até ao final de 2024, conforme escrito nesse acordo.
A APAH congratula-se com este compromisso assumido pelo Governo, particularmente tendo em conta o que valorização desta carreira poderá significar para a melhoria do Serviço Nacional de Saúde. A Direção da APAH acompanhará naturalmente esta negociação, enquanto parte da delegação da FESAP.
Os associados da APAH serão chamados a dar o seu contributo para a discussão relativa aos termos desta revisão. Para isso, logo que o Governo avance com a marcação das reuniões para discussão formal dos pontos a rever, a Direção da APAH solicitará ao Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral a marcação de uma Assembleia Geral extraordinária.