No passado mês de março e a partir do movimento Project Open Air, foi lançada a plataforma Vent2life, idealizada e desenvolvida por um grupo de engenheiros portugueses, com o objetivo de identificar e recuperar todos os ventiladores e equipamentos hospitalares que não estejam a ser usados ou que precisem de ser reparados e reabilitados, no contexto de medidas de combate à Covid-19.
Os especialistas foram convidados a participar pela Ordem dos Engenheiros, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e desde cedo se prontificaram a ajudar na concretização do projeto.
A plataforma Vent2life permite a todas as entidades interessadas, públicas ou privadas, coletivas ou individuais, identificar os ventiladores e equipamentos hospitalares que têm em sua posse, com necessidades de reparação ou sem utilização, para que possam ser reabilitados e utilizados na luta contra o COVID-19.
![](https://apah.dev-dominios.com/wp-content/uploads/2020/04/Vent2Live-Como-participar-1024x389.png)
Este é um trabalho colaborativo baseado numa economia partilhada e na união de esforços de todos os técnicos envolvidos, com o objetivo de se apresentarem as soluções mais viáveis para cada problema.
Os fundadores da iniciativa estimam a recuperação de 200 ventiladores, que se encontram atualmente inoperacionais e em diferentes locais e instituições do país. Sendo que alguns deles já foram inclusivamente identificados e estão neste momento a ser analisados por engenheiros, de forma voltarem ao serviço e a continuarem a salvar vidas.
A plataforma Vent2life inclui também um espaço para o registo de empresas ou cidadãos, que queiram doar ou vender, a preço de custo, peças e equipamentos necessários para as reparações.
A ideia é criar uma comunidade de partilha de conhecimentos técnicos das diversas áreas da Engenharia, por forma a encontrar respostas às necessidades médicas e, assim, salvar vidas.
![](https://apah.dev-dominios.com/wp-content/uploads/2020/04/Vent2life_Video-1.png)