• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Not Found

Delfim Rodrigues

Administrador Hospitalar

Delfim Pereira Neto Rodrigues, nascido a 5 de janeiro de 1954. Licenciado em Direito e pós graduado em Administração Hospitalar. Advogado 1975/78, Administrador Hospitalar 1980 nos Hospitais Civis de Lisboa e posteriormente no Centro de Neurocirurgia de Lisboa. Em 1984 no Hospital de Guimarães. Distinguido pelo Ministro da Saúde pelo trabalho desenvolvido. Em 1987 por concurso público internacional foi designado representante da Europa do Sul no Programa “Hubert Humphrey” do “Fullbright”. Nessa qualidade estagiou em diversos Hospitais e outros organismos de saúde e empresas dos Estados Unidos e Canadá. Paralelamente cursou em algumas universidades americanas nas áreas de Administração Hospitalar e Saúde Pública, Promoção Continuada da Qualidade, Engenharia Biomédica, Sistemas de Informação e Gestão, Administração, Pública Relações Industriais. Pelas atividades desenvolvidas, foi galardoado no fim do programa pelo Presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. Desde então tem desempenhado os seguintes cargos: Diretor Regional do Norte das Instalações e Equipamentos da Saúde, Diretor Geral dos Hospitais, Diretor Geral de Saúde, Presidente da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Vice-presidente da Galia SGPS, sub holding de saúde, Presidente do conselho de administração do British Hospital, Presidente do conselho de administração do BH XXI, Presidente do conselho de administração da Lotus Coimbra, Presidente do conselho de administração da Lotus Cascais, Administrador da Tourigon.. Gestor centro de responsabilidade médico no Centro Hospitalar do Alto Ave e Presidente do Conselho de Administração do Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães, EPE.

Gerente da Planisaude, auditor hospitalar e professor convidado em diversas universidades, desenvolvendo também atividades de consultoria, direção e preparação de planos estratégicos de empresas, projetos de “nursing home” e “assited living care”, direção e instalação de hospitais e estabelecimento de parcerias estratégicas empresariais internacionais.

Realizou várias conferências nacionais e internacionais, nos Estados Unidos, Europa, Brasil e Médio Oriente. Autor e coordenador de vários diplomas e peças legislativas de reforma e organização do SNS. Foi membro de comissões interministeriais, da Comissão da Revisão do Ensino Médico em Portugal, Comissão da Luta Contra a SIDA, Comissão da Luta Contra o Cancro, Programa Nacional Materno-Infantil, Comité Científico da Domoscience da Universidade de Rennes em França, entre outras. Consultor temporário da Organização Mundial de Saúde.

Atribuição, pelo Ministro da Saúde, de medalha grau ouro, por serviços distintos prestados à Saúde, em Abril de 2015. Homenagem profissional do ano – 2015, pelo Rotary Club.

É atualmente o Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos hospitais do SNS.

Quer juntar-se a nós?

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Desde 1981, dedicamo-nos a apoiar os administradores hospitalares no desenvolvimento de elevados padrões de exercício profissional, nos múltiplos contextos organizacionais onde desempenham funções, tendo em vista contribuir para a melhoria do seu desempenho, garantindo a qualidade e excelência dos resultados em saúde em Portugal

Join Our Team