• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Programa de Estágios APAH

PEGADA | Programa Estágios GestAo De sAude

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm individualmente áreas de excelência que merecem ser partilhadas com outras instituições.

Com este objetivo, no âmbito da ACADEMIA APAH, a APAH apresenta o Programa PEGADA, um programa de estágios de curta duração (1 a 3 semanas), com o intuito de disseminar as melhores práticas de gestão e organização, entre os hospitais do SNS.

O Programa PEGADA pretende assim criar oportunidades para os  gestores de serviços de saúde poderem aceder a boas práticas que contribuam para o desenvolvimento de competências científicas e técnicas, ajustadas ao seu perfil profissional.

Cada hospital oferece aos candidatos a oportunidade de compreender a gestão do setor da saúde num aspeto específico em que o Hospital desenvolve reconhecidas práticas de trabalho.

A APAH pretende desta forma iniciar a construção de um caminho de mudança na gestão hospitalar, promovendo a sinergia dentro do SNS.

A 1ª edição do Programa PEGADA

A 1ª edição do Programa PEGADA irá decorrer durante o mês de março (de 11 a 29 de março) e conta com a participação de 9 Instituições Hospitalares do SNS, promovendo 21 áreas de Estágio e disponibilizando 33 vagas.

Listagem de estágios disponíveis

Instituição Hospitalar Área de Estágio (descrição do estágio e vagas)
Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE Organização, articulação e expansão do Hospital de Dia (Oncologia Médica e Radioterapia) entre unidades Hospitalares da Região Trás-os-Montes e Nordeste Transmontano
Instituto Português de Oncologia do Porto FG, EPE A gestão do fluxo do doente no IPO Porto
Unidade Outcomes Research Lab
Ensaios Clínicos
Governação Clínica
Hospital Santa Maria Maior, EPE Articulação entre os cuidados hospitalares e os CSP dentro da área de influência do hospital e respetivo ACES
A implementação do programa da qualidade Acredita, da Direção-Geral de Saúde em quatro serviços hospitalares
Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE Aprovisionamento Hospitalar
Hospital Garcia de Orta, EPE Política de ambulatorização
Informação para a gestão: Sistemas e processos inovadores
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE Consolidação da actividade e uniformização de procedimentos da área de MCDT( Anatomia Patológica, Imuno-Hemoterapia, Patologia Clínica e Radiodiagnóstico)
Planeamento e Controlo de Gestão
A desmaterialização da informação clínica na Area das Especialidades Cirúrgicas (AEC)
Gestão centralizada e informatizada da Formação de 6 Hospitais
Centro Hospitalar do Oeste, EPE Implementação VNA (Vendor Neutral Archive): primeira instalação em hospitais portugueses
Implementação da base estrutural para o desenvolvimento do sistema de custeio por actividades (ABC)
Centro Hospitalar Universitário do Porto, EPE Logística Hospitalar e Serviço de Esterilização
Modelos de organização da prestação de cuidados inovadores: Infeciologia e Centro de Terapêutica Combinada; Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório; Departamento de Transplantação.
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, EPE A dinâmica dos Centros de Referência no CHULN
O Fio Condutor da Gestão Top-Down no CHULN
O Caminho para a Requalificação e Modernização do Parque de Saúde Pulido Valente

Candidatura ao Programa PEGADA

São candidatos elegíveis ao PEGADA todos os profissionais que desempenhem funções de gestão de saúde na sua Instituição.

Os interessados deverão submeter a sua candidatura até ao próximo dia 01 de março (13h00) para o email: academia@apah.pt, indicando os seguintes elementos: 1| Nome completo; 2| Instituição onde trabalha; 3| Cargo que ocupa; 4| Contacto telefónico direto; 5| Email; 6| Indicação da vaga a que se candidata.

Ainda, todas as candidaturas deverão apresentar obrigatoriamente: CV resumido; Carta de motivação e Carta de Compromiso da Instituição onde trabalham (para este documento, poderão utilizar a seguinte minuta, devidamente preenchida).

Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, o ponto de contacto para o programa PEGADA é a Administradora Hospitalar Raquel Chantre (raquel.chantre@apah.pt).