• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
BATIA

Barómetro da Adoção da Telessaúde e de Inteligência Artificial

Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) e a Glintt -Global Intelligent Technologies, S.A. (GLINTT) numa parceria científica com a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e com o apoio institucional dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) promovem a iniciativa BARÓMETRO DA ADOÇÃO DA TELESSAÚDE E DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL com os objetivos de:

  1. Compreender o nível de adoção da Telessaúde e da Inteligência Artificial nas Instituições do Sistema de Saúde Português;
  2. Identificar áreas de potencial utilização no Sistema de Saúde Português;
  3. Clarificar os pontos críticos (facilitadores e barreiras) para a sua adoção e utilização.

Telessaúde é atualmente uma ferramenta que permite a prestação de cuidados de saúde à distância, a organização de serviços e a formação de profissionais e utentes. Trata-se de uma área cujas vantagens se encontram amplamente discutidas na literatura científica destacando-se a capacidade para melhorar o acesso do cidadão a especialidades médicas, bem como o potencial para seguir doentes crónicos, permitindo um melhor acompanhamento da doença e o evitar de episódios de internamento.

Por sua vez, a Inteligência Artificial tem um contributo relevante a dar no apoio à decisão clínica, na otimização de recursos e capacidade instalada, na melhoria da experiência do cidadão e do seu contato com as instituições, bem como na antecipação de estados de saúde quer do indivíduo quer de saúde pública.

São destinatários preferenciais desta iniciativa todos os profissionais em exercício de funções de gestão de topo nas diversas organizações do Sistema de Saúde Português incluindo as entidades centrais, os prestadores públicos e privados de cuidados de saúde, o sector social, seguradoras, etc.

1.ª edição do Barómetro da Adoção da Telessaúde e de Inteligência Artificial

Os resultados da 1.ª edição do Barómetro foram apresentados no dia 4 de junho de 2019, 10h00, na sede da Associação Nacional de Farmácias em Lisboa.

Apresentação de resultados Barómetro telessaúde e inteligência artificial

Adoção da Telesáude

Adoção da Inteligência Artificial

 

Resultados da 1.ª Edição

Assista também aos conteúdos video da Apresentação Pública dos resultados do Barómetro da Adoção da Telessaúde e Inteligência Artificial no Sistema de Saúde Português no Canal APAH “Gestão em Saúde” no YouTube.

Barómetro da Adoção da Telessaúde e de Inteligência Artificial