EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351 21800 89 48
  • +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt

CONTRIBUTOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM BUSINESS INTELLIGENCE NO SNS

12 Março, 2019 9:00 - 13:00

Teatro Thalia

Estrada das Laranjeiras 205, 1600-139 Lisboa

21 781 1690

Organized By

Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares

Apresentação pública do White PaperBusiness Intelligence no SNS: principais desafios” desenvolvido pelo Grupo de Trabalho para a Gestão da Informação em Saúde da APAH.

À medida que a “indústria” dos cuidados de saúde transita da gestão de dados de episódios individuais para uma perspetiva mais alargada de criação de valor, o sucesso é largamente definido pelo reforço dos resultados em saúde.  

Apesar de todos os benefícios que os dados provenientes dos registos clínicos eletrónicos apresentam, também trazem alguns desafios e talvez o maior de todos seja a complexidade no tratamento de grande quantidade de dados provenientes de vários sistemas. 

A tecnologia atual das ferramentas de inteligência de negócio (Business Intelligence – BI) oferece aos sistemas de saúde uma oportunidade de usar “big data” para efetivamente melhorar os aspetos clínicos e de negócio dos cuidados de saúde ao utente.

Considerando a realidade nacional em que existe dificuldade de acesso e extração de dados das múltiplas bases de dados disponíveis, impossibilidade de realização de benchmarking entre as várias organizações e, frequentemente, acesso a dados de má qualidade, urge contribuir para desenhar o que poderá ser a estrutura de Business Intelligence no SNS.

Esta iniciativa da APAH, que conta com o apoio da Merck SA, tem como objetivo contribuir para esclarecer o que é o BI na sua visão clássica e de futuro e como se avalia; propor soluções para os principais problemas existentes no SNS ao nível da qualidade e do acesso aos dados e encontrar consenso entre todos os stakeholders quanto aos factores essenciais para a implementação de um BI a nível nacional e local.

Publico alvo: membros dos Conselhos de Administração; profissionais de saúde, diretores de sistemas de informação; administradores hospitalares e gestores de saúde que exerçam funções nas áreas dos sistemas de informação ou que as venham a desempenhar e outros interessados na matéria

Conheça o detalhe do Programa e faça o download do White Paper (e-book) no site da APAH

A participação é gratuita mas está sujeita a inscrição. Participe!

Esta iniciativa visa contribuir para a concretização da 5.ª recomendação do Projeto 3F – Financiamento Formula para o Futuro: “SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO SUPORTE À GESTÃO E À PRÁTICA CLÍNICA”.