A Bolsa “Capital Humano em Saúde”, é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH] que conta com a consultoria técnica da Nobox e o apoio da Gilead Sciences, com o objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde [SNS], dotando os seus profissionais das competências necessárias para que promovam uma mudança positiva nas suas realidades, em particular no domínio da liderança da dimensão humana.
As candidaturas à 2.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” decorreram até 20 de fevereiro de 2022 tendo sido selecionadas 12 instituições finalistas para o Bootcamp Preparatório que decorreu nos dias 10 e 11 de março, no Hotel Vila Galé Coimbra.
Os Projetos de Melhoria do Capital Humano resultantes do Bootcamp preparatório foram apresentados ao Júri numa Sessão Virtual “pitchs” que decorreu a 18 de março. Face à elevada qualidade dos projetos candidatos o Júri presidido por Alexandre Lourenço, Presidente da APAH e que integrou os Senhora(es) Bastonária(os) da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Psicólogos, não teve a tarefa facilitada.
Para efeitos de avaliação foram tidos em consideração os seguintes critérios, e as respetivas ponderações, conforme previsto no Regulamento da Bolsa “Capital Humano em Saúde”:
E OS VENCEDORES SÃO:
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central [CHULC] * Criar uma cultura de cooperação entre equipas e serviços
Na Urgência Geral Polivalente [UGP] do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, as ideias de mudança encontram muitos obstáculos e raramente se concretizam. É um lugar onde se cruzam cerca de 700 profissionais, organizados em 150 equipas diferentes. A maioria dos médicos faz apenas 1 turno por semana. Resulta num sistema complexo, com dificuldades na comunicação e cooperação. As pessoas reagem com egoísmo, identificam-se mais com a equipa do que com a unidade. Não há um objetivo comum, é uma amálgama de peças soltas e desgarradas. O prejudicado é o doente. Queremos incentivar os líderes para a abordagem integrada e coerente ao doente na UGP, de modo a contribuir para uma resposta multiprofissional com envolvimento e compromisso de todos. Queremos uma UGP onde “se está”, e não apenas onde “se vai”.
Centro Hospital do Médio Ave [CHMA] * HEaT – Hospital Engagement Tool
Queremos incentivar os profissionais do CHMA, nomeadamente aqueles que tradicionalmente estão mais afastados dos centros de decisão, a comunicar com confiança, problemas, propostas e sugestões, de modo a ajuda-los e a potenciar as suas competências, permitindo que tenham um papel ativo na Instituição.
Hospital de Braga * HB Presente!
O projeto apresentado pelo Hospital de Braga visa analisar o absentismo, utilizando uma abordagem positiva e de envolvimento com os profissionais, através da implementação de instrumentos de feedbacks junto das equipas, para manter um ambiente de trabalho positivo, motivador e profissionalmente realizador tornando dessa forma possível a diminuição de “horas de trabalho perdidas”. Pretende-se ainda desenvolver ferramentas para aumentar a capacitação dos profissionais e respetivas chefias na gestão dos motivos geradores de absentismo, adotar medidas adequadas e ajustadas a um maior índice de compromisso laboral e desse modo fortalecer o CAPITAL HUMANO.
As 3 instituições vencedoras terão agora acesso a um Programa de consultoria especializado, que lhes permitirá acelerar a implementação do seu Projeto de Mudança do Capital Humano.
A apresentação pública dos projetos vencedores decorreu na 10.ª Conferência de VALOR APAH, a 13 de maio de 2022. Assista aqui!
Mais informações sobre a Bolsa Capital Humano em Saúde podem ser consultadas em:
Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição Bolsa “Capital Humano em Saúde” — APAH
Já são conhecidos os finalistas da Bolsa Capital Humano em Saúde 2022 — APAH
Instituições Finalistas apresentam projetos ao Júri da Bolsa “Capital Humano 2022” — APAH