EnglishPortuguese
  • Parque de Saúde de Lisboa, Av. do Brasil 53, 1749-002 Lisboa
  • +351 21800 89 48
  • +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
Gerry Gestão Hospitalar

Última edição de 2018 da Gestão Hospitalar já disponível

2018 foi um ano especial para a Gestão Hospitalar (GH). Ficará para a memória, a edição GH especial dos 35 anos dedicada à memória do seu fundador João Santos Cardoso.

Nesta última edição de 2018 destacam-se os artigos de duas figuras maiores da Gestão de Serviços de Saúde em Portugal: “Desafios do financiamento da saúde em Portugal”, por António Correia de Campos, e “Do Hospital medieval ao Hospital empresa. Que futuro para o Hospital Público?”, por José António Menezes Correia.

Entrevistámos Gerry O’Dwyer, na qualidade de Presidente da Associação Europeia de Gestores Hospitalares (EAHM), durante o 27º Congresso da Associação, que decorreu no Estoril no passado mês de setembro. A terminar o seu mandato, passa em revista o trabalho desenvolvido e aborda os desafios que se colocam aos serviços de saúde e aos seus gestores.

Do prémio Healthcare Excellence, atribuído em 2018 ao INEM, fica o artigo “Via Verde da Reanimação, unir esforços para salvar vidas” de Raquel Ramos e Filipa Barros.

Do Congresso Europeu de Gestores Hospitalares extraem-se os artigos: “A imagiologia médica como agente de mudança na prestação de cuida- dos de saúde”, como melhor comunicação oral, de Tiago Ruas e “Necessidades dos utilizadores muito frequentes de um serviço de urgência: estudo das suas características clínicas e sociais”, como melhor poster, de Sandra Afonso e Sílvia Lopes.

No contexto da cooperação para o desenvolvimento e da saúde, Delfim Rodrigues e Francisco Pavão trazem “Estratégias para a cooperação em saúde”, uma área de afirmação da administração de serviços de saúde portuguesa.

No setor dos cuidados na comunidade, Fátima Teixeira escreve sobre o papel da equipa comunitária de cuidados paliativos.

Com os relatos do 27.º Congresso Europeu de Gestores Hospitalares, do projeto “3F – Financiamento, Fórmula para o Futuro”, do 5.º Prémio Healthcare Excellence e do 10.º Fórum do Medicamento, encerramos este percurso pelos últimos meses de 2018.

Em 2019 traremos novas leituras e novos formatos da sua GH.