• +351 21 800 89 48
  • secretariado@apah.pt
In noticia

Uma APAH forte e interventiva

Já está disponível a edição n.º 29 da revista Gestão Hospitalar (GH). Aceda à versão digital aqui

UM COMPROMISSO PARA O FUTURO

“A posse de uma nova Direção constitui sempre um momento de renovação, de expectativa e de esperança na vida de uma Associação. A nossa primeira palavra é, por isso, de agradecimento aos colegas que acreditaram e confiaram no nosso projeto. Quero dizer-vos que, ao longo dos próximos três anos, tudo faremos para estar à altura do mandato que nos entregaram.


Ao nível pessoal, não posso também deixar de endereçar os meus agradecimentos à Direção cessante, bem como aos restantes órgãos sociais. O Alexandre Lourenço e restantes elementos dos órgãos sociais, elevaram o nome e o prestígio da APAH. Foi um privilégio ter trabalhado com eles ao longo dos últimos três anos. Agradeço ainda aos colaboradores da APAH, Miguel Lopes, Sofia Marques e Alexandra Santos. O seu empenho e dedicação foram uma inspiração constante para a estrutura da APAH.

Aceitei este desafio por ter a plena convicção de que não estarei sozinho. Conto com uma equipa excecional, que aceitou dividir comigo esta jornada. Conto também com os restantes órgãos sociais agora eleitos, que serão nossos parceiros nesta caminhada. Contaremos também seguramente com o apoio de todos os que se revêm numa Associação forte, interventiva e comprometida com os interesses dos Associados.


A APAH tem um legado a defender. Eduardo Sá Ferreira, Santos Cardoso, Lopes Martins, Jorge Varanda, Manuel Delgado, Pedro Lopes, Marta Temido e Alexandre Lourenço, e respetivas equipas, construíram uma identidade. Uma mensagem sólida e consistente, que é hoje reconhecida por todos. Uma mensagem agregadora dos sectores mais dinâmicos da área da saúde em Portugal e que nos interpela a trabalharmos em conjunto, sem medos e sem preconceitos, para entregarmos o melhor resultado possível aos nossos doentes. Ser portador desta mensagem, ser representante dos nossos colegas é, para mim, uma enorme honra. É também uma enorme responsabilidade. Iniciamos agora um novo mandato, pleno de desafios para esta nova direção.

O nosso compromisso foi expresso durante a campanha eleitoral. As propostas que fizemos não serão letra morta. Serão o guião pelo qual guiaremos a nossa ação. Tendo a revisão da carreira como ponto central dos nossos esforços, mas sem descurar o investimento em formação e capacitação dos nossos colegas, procuraremos reforçar a proximidade entre associados, criando novos espaços para a partilha de boas práticas e soluções. Procuraremos dar mais visibilidade ao trabalho do Administrador Hospitalar, no sentido de aumentar a sua importância e reconhecimento social. Procuraremos ainda reforçar as parcerias com outras organizações profissionais, mas também com as associações de doentes com quem temos realizado um trabalho muito gratificante e que, em breve, estaremos em condições de apresentar a todos.

De todos os desafios, nenhum será maior do que o da revisão da carreira. Não é aceitável, à luz da moderna administração pública, que os Administradores Hospitalares continuem privados de uma carreira digna. Será este o foco principal da nossa ação e ao qual todos os restantes necessariamente se subordinarão, ainda que sem prejuízo dos valores que sempre defendemos. Seremos fortes na defesa da nossa profissão na certeza, porém, de que a magnitude dessa força será sempre potenciada pelo Vosso apoio e colaboração.

Bem hajam e obrigado.”

Xavier Barreto, Presidente da APAH